Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, promove na próxima terça-feira (17) uma palestra sobre meningites virais que será proferida pelo médico Álvaro Alencar. Aberta ao público em geral e Servidores de Saúde. A palestra acontecerá no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), localizado na Avenida maranhão, entre as ruas 19 e 20, a partir das 8hs da manhã.

O coordenador Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Rodrigo Ferreira de Oliveira, informou que em Gurupi, estão sendo registrados casos isolados de meningite e que às vezes, a comunidade não tem esse conhecimento. Ele destaca ainda que este ano, a Vigilância Epidemiológica já registrou três casos da doença, sendo um caso importado, ou seja, de outro município circunvizinho, como também casos, suspeitos da doença.

 Menigite

Já a enfermeira Ivanildes  Lima, Coordenadora Administrativa das Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde, lembra que a meningite é uma doença que é transmitida por vírus, detectada apenas em sua manifestação. O único meio de prevenção  da doença é através da vacina que a criança recebe nos seus primeiros meses de vida. “O benefício da informação certamente trará conhecimentos mais aprofundados e evitará a demora no atendimento, possibilitando ao paciente receber atendimento no tempo hábil  por um profissional de saúde, em caso de suspeita da doença”, pontuou  a coordenadora. (Ascom Gurupi)