Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Jeeferson Ferrari

Já consolidado no calendário cultural de Gurupi, o Arraiá da Amizade, que este ano aconteceu pela décima quarta vez na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, atraiu mais de quatro mil pessoas na noite de ontem e que que foram prestigiar este evento que prossegue nesta sexta-feira (27), com a realização do tradicional concurso de quadrilhas.

O prefeito Laurez Moreira disse que estava muito feliz com a movimentada programação festiva do Arraiá da Amizade e parabenizou a secretária de Cultura, professora Zenaide Dias da Costa e sua equipe, pela organização desse tradicional evento da cultura popular gurupiense.

Por sua vez, Zenaide comemorou o sucesso do evento e disse que ficou encantada com a receptividade do grande público que lotou  as arquibancadas especialmente montadas para o Arraiá da Amizade na noite de ontem.

"Estamos felizes porque alcançamos plenamente o nosso objetivo que é proporcionar ao público gurupiense a apresentação de um belo espetáculo em praça pública. Queremos agradecer ao prefeito Laurez Moreira que não mediu esforços para que este evento fosse coroado de pleno  êxito", afirmou Zenaide.

Programação

A quadrilha dos alunos da Apae foi a primeira a se apresentar no Arraiá da Amizade e foi muito aplaudida pelo público presente. Em seguida se apresentou a quadrilha do pessoal da terceira idade, coordenada pela Secretaria Municipal do Idoso. A novidade deste ano foi a apresentação de uma quadrilha do vizinho município de Dueré, cujos integrantes são assistidos  pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido pelo CRAS – Centro de Referência e Assistência Social. A noite contou ainda  com várias intervenções do poeta e repentista Paraíba, que declamou seus versos para a plateia.

Também se apresentaram as quadrilhas da Escola Estadual Vila Guaracy, do Colégio Bernardo Sayão, da Escola municipal Gilberto Rezende da Rocha Filho, do Centro Educacional Fé e Alegria, do Centro de Ensino Médio Bom jesus e da Capela São Judas Tadeu.

Concurso

Na primeira noite do festejo junino em Gurupi também foi realizado o concurso para a escolha da Rainha do Arraiá da Amizade, tendo sido eleita rainha a representante da Quadrilha Rancho Velho, que obteve 271 pontos. Como prêmio ela recebeu a quantia de R$ 700,00. Na segunda colocação ficou a representante da Quadrilha Cangaia de Jegue, com 268 pontos. Ela recebeu como premiação a quantia de R$ 300,00 e vai ocupar o posto de Princesa do Arraiá da Amizade. E, em terceiro lugar, ficou Ivani Barbosa,  integrante da Quadrilha MaTutos de Gurupi.

Para esta sexta-feira, acontece o concurso de quadrilhas, a partir das 20 horas. E é grande a movimentação das torcidas que prometem movimentar o circuito do Arraiá da Amizade, incentivando e apoiando as quadrilhas concorrentes.

A primeira a se apresentar será a Quadrilha Matutos de Gurupi, seguida pela Quadrilha Rancho Velho. Depois entra no arraiá as quadrilhas Cangaia de Jegue Arco Iris do Sertão. E finalizando a programação da noite, show com a banda Forró Sorriso.

Sábado

Para a noite deste sábado (28), está prevista  apresentação de quadrilhas, premiação das quadrilhas vencedoras do Arraiá da Amizade, bem como, premiação da Rainha e princesa do Arraiá e entrega de troféus especiais. (Secom Gurupi)