Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Ascom GMP Os guardas ambientais soltaram o animal após ele ter ficado sob observação Os guardas ambientais soltaram o animal após ele ter ficado sob observação

A Gerência Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) capturou na manhã do último sábado, 28, uma arara Canindé, na colônia de pescadores da Fazenda Taquari. A ave foi encontrada dentro de um compartimento de carga da proa do barco de um pescador da colônia e estava muita assustada e estressada, após ser recolhida d’água pelo pescador Cícero da Silva. 

O pescador acionou a equipe ambiental da GMP, após recolher o animal da água, durante briga com outra ave da mesma espécie.   

De acordo com o subinspetor Vilson Paulino de Melo, o animal passou por uma avaliação para que fosse feita a soltura com segurança. Os guardas ambientais soltaram o animal após ele ter ficado sob observação, pois estava muito molhada, estressada e cansada. “Ela se recuperou do estresse. A soltura foi um sucesso, voou com alegria para seu habitat natural”, disse. 

Melo elogiou a atitude do pescador que ligou no sistema integrado de Operações (SIOP), solicitando a captura e soltura da ave com material adequado,  após ser avaliada pele equipe da GMP.  (Secom Palmas)