Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Núcleo Regional da Defensoria Pública em Gurupi conta com dois novos Defensores Públicos para reforçar e ampliar o atendimento à população carente da Região Sul do Estado do Tocantins. A defensora pública de Daniela Marques do Amaral, e o defensor público substituto José Raphael Silvério somaram-se ao quadro Regional, que passou a contar com 14 Defensores Públicos.

“Além de amenizar a sobrecarga de trabalho, teremos mais profissionais atuando para garantir a ampliação do acesso a um atendimento jurídico integral e gratuito a mais pessoas carentes da Região Sul do Estado, cumprindo assim a missão institucional da Defensoria Pública”, destacou a diretora regional Silvânia Barbosa de Oliveira Pimentel.

O Núcleo Regional está dividido em sete comarcas: Alvorada, Araguaçu, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Peixe e Palmeirópolis. Devido aos atendimentos do Programa Defensoria Itinerante, a Regional chega a atender 16 municípios da Região Sul do Estado.

 “Com a vinda dos novos Defensores Públicos, a sede em Gurupi passou a contar com 11 profissionais atendendo exclusivamente a Comarca de Gurupi. Anteriormente, dos 11 Defensores da Regional lotados na Sede, apenas seis atuavam exclusivamente no município, os demais cumulavam outras Comarcas, e só atendiam em Gurupi duas ou três vezes na semana. Com os novos Defensores, além do reforço do atendimento no Interior, ampliaremos os dias de atendimento em Gurupi”, reforçou a Diretora Regional.

O atendimento dos novos profissionais será distribuído da seguinte maneira: A defensora pública Daniela Marques do Amaral é a titular da Comarca de Araguaçu, sendo responsável também pelos atendimentos em Formoso do Araguaia, desde o dia 20 de junho. Já o defensor público José Rafael, responde, desde 9 de junho, como titular pela Comarca de Alvorada, cumulando os atendimentos também em Palmeirópolis.

Atendimentos

Em 2013, foram realizados 48.405 atendimentos no Núcleo Regional e desses 33.582 concentraram-se no município de Gurupi, gerando um aumento de 36% no número de atendimentos, em comparação ao ano de 2012, no qual foram registrados 35.602 atendimentos. A Regional de Gurupi é a terceira no Estado com mais atendimentos; em primeiro lugar está a Regional de Palmas e, em segundo, Araguaína. De acordo com o Censo realizado pelo IBGE em 2010, Gurupi conta com uma população de 92.338 e levando em conta a população das sete comarcas que compõe a Regional chega-se a uma população de 169.418 habitantes. (Ascom Defensoria)