Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Gleydson Medeiros

Foto: Gleydson Medeiros

Às margens do Rio Araguaia, no centro-norte do Tocantins, a Praia do Jacu tem sido o reduto turístico da população de Arapoema e visitantes nos últimos anos. De 2013 para cá, a praia recebeu infraestrutura e atrações, promovidas pela Prefeitura de Arapoema. Neste domingo, 06, o show da dupla Paulo Di Luka e Theodoro Filho abriu a temporada de praia 2014.

Situada a 22 km do centro da cidade, a praia do Jacu era considerada o porto de entrada de visitantes e tropeadas que chegavam ao município pelo rio Araguaia. Com o passar dos anos e a redução das atracações, o ponto passou a ser frequentado pela população local, interessada em diversão e lazer. Logo a Prefeitura de Arapoema passou a investir no turismo naquela localidade.

Potencial

“Em 2013, nós conseguimos a regulamentação da praia junto aos órgãos competentes, além de iniciarmos os investimentos na infraestrutura do local. Isso porque nós víamos na Praia do Jacu um potencial enorme para desenvolvermos o turismo no Município e, com isso, fomentar a geração de emprego e renda para a população, bem como o divertimento e o lazer”, disse o prefeito de Arapoema, Assilon Soares Filho, que espera ampliar ainda mais o ponto turístico com a implantação de chalés e tirolesa.

Evolução

Logo a população sentiu a diferença. “Antes não havia estrutura de palco, som, iluminação e segurança. No ano passado, todo esse aparato foi instalado e em 2014 houve mais inovações, com uma ótima programação de shows. A tendência é só evoluir”, frisou Emerson Bezerra da Silva, pedagogo e assistente social, que mora em Arapoema. Silva destacou ainda o ponto de apoio da secretaria Municipal de Saúde e a regular coleta de lixo na praia presentes no local.

Acampamentos

A Praia do Jacu possui ainda um mirante que possibilita vista panorâmica de todo o rio Araguaia. Do local é possível ver inúmeras ilhas que complementam a atração turística de Arapoema, bancos de areias propícios a acampamentos com uma natureza exuberante. “Nossa família acampa nas ilhas da Praia do Jacu desde 1993, um local paradisíaco onde se encontra muita sombra e água fresca”, revelou José Jossânio, advogado e professor universitário em Colinas do Tocantins, que estava acampado há 15 dias no local.

Renda

Além de diversão e lazer, muitos arapoemenses buscam ganhar uma renda extra com a Praia do Jacu. “Tiramos uma média de R$ 5 mil durante toda a temporada, dinheiro que dá para investir e economizar”, destacou a barraqueira Sônia Helena Amâncio, que é servidora pública no municio e durante a temporada vende alimentos e bebidas na praia. No total, 20 barraqueiros se instalaram no local, para a comercialização de produtos e serviços.

Veja a programação completa

12/07 – Banda Bota Mídia

13/07 – Show com Kaká Rios

19/07 – Dupla Renê e Gumercino e Banda Pancadâo dos Muleks

20/07 – Waltim & Companhia

24/07 – Banda Capim do Cerrado, noite cultura, e palestra sobre meio ambiente, com a participação dos municípios integrantes do Médio Araguaia

26/07 – Desfile da Garota Verão e garota Rebuliço 2014 e show com a Banda Brotos e dupla Julio César e Daniel.

> Contrate um pacote NET Combo e veja os descontos imperdíveis da operadora para você!