Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Diretoria de Proteção Especial, realiza nesta quinta-feira, 10, a partir das 15 horas, na sala de reunião do Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente, reunião com as famílias dos socioeducandos atendidos pelo programa Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

Segundo a coordenadora do programa Medidas Socioeducativas em Meio Aberto - MSE-MA, Simone Fontenelle, a família é ferramenta principal para o desenvolvimento dos programas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade,  fato que torna imprescindível sua presença durante as reuniões mensais. “Esses encontros visam dar aos pais ou responsáveis do socioeducando orientação e sustentação psicopedagógica para conhecer a dinâmica familiar, a fim de contribuir em seu processo de reintegração sociofamiliar e comunitário, fortalecendo os vínculos dentro do processo socieducativo”, destaca. 

Programa Medidas Socioeducativas

As medidas socioeducativas em meio aberto (prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida e medida de proteção) são aplicadas aos adolescentes que praticaram atos infracionais de baixa gravidade e que não houve riscos a terceiros. Ambas as medidas são aplicadas pelo juizado da Vara da Infância e Juventude e vêm sendo executadas pela Prefeitura Municipal de Palmas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Dessa forma, os socioeducandos em cumprimento de medida socioeducativa passam a receber acompanhamento escolar; atendimento na área da Saúde, participação em oficinas, cursos de capacitação, cursos profissionalizantes e participação em atividades de cultura e lazer. (Secom Palmas)