Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O curso de Doma Racional de Equídeos e Muares teve início nesta última quinta-feira, 10, e tem o encerramento programado para a próxima terça-feira, no Projeto de Assentamento Iumas, no município de Araguanã, na chácara Dois Irmãos. Ao todo, 12 pessoas participam da capacitação realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), instituição coordenada Pelo presidente do Sistema Faet/Senar, Edmar Corrêa Oliveira.  A carga horária é de 40 horas, distribuída em oito horas diárias por cinco dias.

Segundo João Pedro Moura, 18 anos, que está participando do treinamento, a realização desse curso vai dar mais profissionalismo às pessoas que trabalham nesse ramo, proporcionando, também, conforto aos animais, que na maioria das vezes são maltratados por falta de conhecimento do domador. "Nós fomos atrás dessa capacitação e estamos muito satisfeitos com o empenho do Senar. Isso vai fortalecer nossa mão de obra e dar mais seriedade ao nosso trabalho. Vamos solicitar muito mais cursos, e o próximo será de Inseminação”, destacou o aluno.

Os animais utilizados no curso são todos chucros e cedidos pela chácara Dois Irmãos. Durante as aulas, os praticantes aprendem as técnicas da doma correta dos animais. Entre o conteúdo programado estão as características do cavalo; diferenças e habilidades entre doma racional e tradicional, além do manejo da higienização, escolha dos arreios e montaria. O encerramento do curso está programado para a próxima terça-feira, 16.