Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Emerson Silva

Uma praia que concentra beleza natural e meio ambiente preservado, distribuídos em pequena ilhota do rio Araguaia, com areias incrivelmente brancas e finas, daquelas que “sussurram” aos pés dos visitantes. Este cartão postal é a Praia do Murici, em Xambioá, no Médio Norte, já com projeto pronto para bem receber e alegrar quem vem desfrutar a Temporada Rota do Sol no Tocantins. 

A 20 minutos da cidade, subindo o rio em voadeiras, já é uma aventura o balanço das águas e atrações como o Pedral do Travessão, amontoado de rochas despontando no leito com profundidade de até 20 metros. Ainda se avista a Praia da Gaivota, já no lado do Pará, também no ponto de veraneio.

A Praia do Murici tem os encantos e a plasticidade de congêneres do Caribe, mas com o diferencial da tranquilidade que oferece. A estrutura foi montada com todos os atrativos que o visitante quer em sua diversão: palco para shows, e desfiles, 4 restaurantes e lanchonetes, internet wi fi e sinal de todas operadoras telefônicas., além de energia elétrica permanente e espaço para esportes. 

Se o visitante quiser acampar, a área está preparada oferecendo o mais lindo amanhecer e por do sol já vistos, como afirma o estudante de Direito, Fernando Marcos Costa, que vai ficar na praia com a família até o final das férias.

São duas as formas de transporte até a Praia do Murici: de voadeira, ao preço de 8 reais por subida e de balsa pagando 10. Aos domingos, a prefeitura disponibiliza a balsa. De acordo com a secretária de Turismo, Maisa Pereira, a frequência em finais de semana é em torno de  5 mil pessoas, dependendo da atração musical. 

O turista é bem servido na praia com variedade de peixes oferecidos em porções fritas ou ao molho, ao preço de 15 a 25 reais e com direito a Caldeiradas especiais para cinco pessoas custando 50 reais. Nas madrugadas, os restaurantes oferecem caldos de chambari, frango e panelada.

Diagnóstico

A Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), está com equipe de técnicos realizando durante a Temporada, Diagnóstico das estruturas das praias, abordando em levantamento, pontos como situação dos banheiros, sinalização, manipulação de alimentos e bebidas, acesso, ambientes coletivos, qualidade das barracas de atendimento, limpeza, layout da montagem, coleta de lixo e segurança. Ao final, será feita a tabulação dos dados e as prefeituras receberão documento com sugestões para a próxima Temporada de Praias.

Para a presidente da Adtur, Adriana Ramos, o esforço do Governo do Tocantins em apoiar as praias é uma forma de agradecer e valorizar a presença de visitantes do estado e de fora. E de dar às comunidades praianas e suas famílias, incentivo econômico extra.

Programação

19.07 e 20- Missa campal e Torneio de Handebol. Show com Henrique Carreira

26.07-Torneio de vôlei na praia e Carnaxam na avenida Beira Rio, em Xambioá. Show com a banda Babado Novo.

27.07- Show com a Patchanka

28.07-Pixxane (Ascom Adtur)