Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Angélica Mendonça

As ações do programa do Governo do Estado, o Pró-Município já estão acontecendo em Palmas. As obras iniciaram no último sábado, 12, na Theotônio Segurado. Só na Capital serão mais de 500 mil metros quadrados, ou mais de 70 km de novo revestimento em ruas e avenidas. Os serviços são resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Palmas, na ordem de R$ 10 milhões e fazem parte do programa que vai atender todos os 139 municípios tocantinenses.

De acordo com a superintendência de Operação e conservação da Agência de Máquinas e Transportes, no primeiro momento é feito a limpeza de pista com a operação tapa buraco e em alguns pontos críticos todo o material danificado é retirado e feito a reconstrução, com uma aplicação mais resistente. 

Em seguida está sendo aplicado o micro revestimento asfáltico, um tratamento de superfície de rápida execução, que impermeabiliza a via, regulariza, texturiza e aumenta o coeficiente de atrito, corrigindo assim as imperfeições das ruas e avenidas onde é aplicado, e aumentando a vida útil do asfalto. 

Para o pintor de imóveis, Hélio Nunes Lira, morador de Palmas há sete anos, as obras vieram em boa hora, pois a pavimentação da avenida está com pontos críticos, onde deve haver intervenção para não perder tudo. “O asfalto está muito ruim, principalmente na pista que passa os ônibus coletivos, e na ponte próximo ao Espaço Cultural. Enfim, estou satisfeito com a parceria Governo do Estado e Prefeitura, quem sai beneficiado, é o cidadão”, completou.

Pró-Município

Através do Pró-Município, o governo está proporcionando a melhoria da trafegabilidade em todo o Tocantins e a geração de mais de três mil empregos diretos. Atualmente o programa está com frentes de serviços em 25 cidades tocantinenses, distribuídas nas sete regiões do Estado, e vai atender os 139 municípios. Além de Palmas, na região Central, as cidades de Porto Nacional, Tocantínia, Paraíso do Tocantins, Miracema e Miranorte também estão recebendo ações de reconstrução asfáltica.