Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Imagens ilustrativas

Foto: Imagens ilustrativas

Com a chegada da temporada de praias e férias, o comércio sentirá reflexos positivos. É o que aponta a pesquisa que mede a intenção de consumo das famílias (ICF) em Palmas, realizada mensalmente pela Fecomércio Tocantins e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No mês de Julho, o índice geral registrou uma alta de 2,3 pontos quando comparado ao mês anterior e 41,1% acreditam que o consumo deve ser maior que no segundo semestre de 2013. Esse item teve uma alta de 3,1%.

Para o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni, esses dados demonstram um aquecimento no setor. “Conforme prevíamos, o comércio, principalmente em Palmas, irá até meados de outubro sofrer um aumento em seu fluxo de vendas já que Julho é temporada de praias e férias escolares e muitas pessoas aproveitam esse tempo com atividades de lazer, gerando movimentação no mercado. Além disso, temos o início das campanhas eleitorais que também irá potencializar esse aumento no movimento do comércio”, ressaltou.

Na pesquisa foi apontado que 75,5% dos entrevistados estão mais seguros com relação ao seu emprego e 68,3% acreditam que sua renda familiar está melhor que em julho do ano passado. Sobre a renda familiar, o índice representou um aumento de 2,5%. Já sobre o emprego e acesso ao crédito, as famílias demonstraram negativismo. Cerca de 41% acham que não terão melhora profissional nos próximos meses e 58,8% afirmaram que o acesso ao crédito está mais difícil. Sobre o consumo atual, 41,6% disseram que estão comprando menos que no ano passado e 57,5% acham que este é um bom momento para a aquisição de bens duráveis.

A pesquisa tem amostragem de 500 famílias e os dados foram coletados nos últimos dez dias do mês de junho. (Ascom Fecomércio)