Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Dirceu Leno

O Projeto é uma ação que tem por finalidade viabilizar a participação do estudante universitário, técnico e médio integrado nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento das ações ambientais na temporada de Praia 2014. Foi com esses enfoques que os Agentes Ambientais do Rondon Tur começaram suas atividades no último sábado, (19). Acadêmicos, professores e servidores públicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) vão desenvolver atividades de educação e conscientização ambiental nessa temporada de férias.

Nestes dois dias de atividades foram recolhidos pelos agentes ambientais vários tipos de objetos deixados na praia pelos visitantes, como: sacos plásticos, garrafas pets, copos descartáveis, papeis, tampas de garrafas, bitucas de cigarro etc. Os agentes desenvolvem ainda gincana ambiental com as crianças e adolescentes, plantio de árvores, coleta de material reciclável e com os adultos, a ação de multiplicador ambiental despertando assim boas práticas dos usuários aos recursos naturais. A Prefeitura de Tocantinópolis e as Secretarias de Meio Ambiente; Cultura, Turismo e Lazer distribuíram em pontos estratégicos da praia, placas educativas a fim de manter a preservação e promover a limpeza da praia.

De acordo com a coordenadora de equipe, Verônica Macedo, 22 agentes ambientais foram capacitados para abordar os banhistas e turistas durante essa temporada e fazer o trabalho de sensibilização ambiental com a comunidade. “Iremos trabalhar em equipe, onde estaremos abordando os visitantes e turistas das praias fazendo conscientizações sobre como armazenar o lixo, bem como promover ações multiplicadoras que busquem a preservação e conservação do meio ambiente”, comentou. Em Tocantinópolis os 22 agentes são coordenados por Verônica Macedo, Prof. Fábio Vieira e Prof.ª Susana Mello.

A Prefeitura Municipal de Tocantinópolis apoia e é parceira do projeto Rondon Tur Ambiental. Este ano o projeto tem como tema: Preservar é a nossa Praia. No ano passado a equipe de Agentes Ambientes do Rondon Tur de Tocantinópolis foi a que obteve destaque em todo o Estado. Promoveram diversas ações das quais obtiveram excelentes resultados nas praias do município, sendo reconhecida pelo trabalho árduo e prestativo ao meio ambiente e à própria natureza. O Rondon Tur Ambiental acontece nos fins de semana do período de 18 de julho a 3 de agosto. Todas as praias que comportam o município serão atendidas, Praia da Rampa, Praia da Santa e Praia do Nilson.

Rondon Tur Ambiental

É um projeto de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), com foco na limpeza das praias e proteção das águas do Tocantins. A iniciativa conta com apoio de cerca de 300 estudantes e professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). A primeira edição do RondonTur Ambiental, realizada em 2013, sensibilizou cerca de 30 mil usuários de praias.

O Rondon Tur Ambiental foi inspirado no famoso projeto Rondon, no qual estudantes universitários trabalham voluntariamente com diversos projetos de extensão voltados para comunidade carentes no interior do País. (Ascom Tocantinópolis)