Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Jeeferson Ferrari

Iniciou na manhã desta terça-feira (29) e prossegue até o dia 30 de setembro, a Pesquisa Triatomínica - Busca Ativa da Doença de Chagas na Zona Rural de Gurupi. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio  da  Vigilância Sanitária e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

As buscas na zona rural do município de Gurupi vão acontecer nas localidades de Praia I, Praia II, Porteira I, Porteira II, Bananal e entorno do Trevo da Praia, bem como, no Assentamento Vale Verde, região do Cafezinho, 12 de Outubro, saída para o município de Dueré e no  Parque Industrial. 

Segundo a responsável administrativa  da Dengue, Febre Amarela, Chagas e Malária do município,  Danyella de Araújo Xavier,  durante as verificações que estão  sendo realizadas, amostras serão coletadas. Além do trabalho de coleta a equipe da Secretaria de Saúde está orientando a população local sobre os procedimentos a serem tomados caso o barbeiro seja encontrado. 

No ano de 2013, a busca pelo barbeiro aconteceu em 110 propriedades rurais de Gurupi, onde foram encontrados 13 barbeiros. Nos exames realizados pelos agentes de endemias, 6 pacientes foram diagnosticados  com soro reagente para a doença de chagas, sendo que 4 contraíram a doença em outros municípios. 

Amostras encontrados são encaminhadas para laboratórios de análise. “Se algum proprietário, algum agricultor perceber que tem inseto, algum vetor que tenha as características do barbeiro, ele poderá encaminhar para a Secretaria Municipal da Saúde e terá um retorno do estado para ver como tratar a questão na propriedade e na família, que eventualmente poderá ter sido atingida", explica Danyella. 

Dificuldades

Os profissionais de saúde  de Gurupi  que atuam na zona rural, constantemente têm  encontrado  porteiras fechadas e trancadas no cadeado, o que dificulta o trabalho que está sendo realizado. Danyella explica que esse trabalho de pesquisa tem data marcada  planejada para ser concluído, por isso, conclama  aos proprietários das redondezas para que deixem as porteiras abertas, para facilitar o trabalho da equipe de saúde.

O que é doença de Chagas?
É uma doença que foi descoberta por Carlos Chagas, em 1909, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida ao homem por insetos triatomíneos, conhecidos como “barbeiros”.

Onde estão os barbeiros?
Normalmente, os barbeiros vivem nas áreas rurais onde se adaptam facilmente ao ambiente domiciliar. 

Como se adquire a doença de Chagas?
A forma de transmissão mais conhecida é pelo inseto “barbeiro” (também chamado de procotó, potó, chupão) contaminado pelo parasito. O barbeiro pica, suga o sangue da pessoa e defeca ao mesmo tempo. Nas fezes do barbeiro estão as formas infectivas do parasito, conhecido como Trypanossoma cruzi. Pelo contato das mãos com as fezes do barbeiro ao coçar o local da picada ou levar a mão à boca ou aos olhos, o parasito penetra na corrente sanguínea da pessoa.
Outras formas de transmissão:

- a transmissão congênita: da mãe portadora da doença de Chagas para o filho durante a gravidez ou aleitamento materno;

- transfusão de sangue;

- recepção de órgãos transplantados de indivíduos infectados;

- contaminação em acidentes de laboratório;

- contaminação por ingestão de alimentos que contenham fezes de barbeiros infectados, como suco de frutas (goiaba, açaí, caldo de cana/garapa).

A doença de Chagas é transmitida pelo contato de pessoa para pessoa, através de aperto de mãos, beijo ou relação sexual?

A doença não é transmitida pelo aperto de mão, ou mesmo pela utilização de talheres do portador da doença de Chagas.  A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa através do recebimento de sangue contaminado ou materno-infantil (na gestação ou por aleitamento materno). A transmissão sexual é possível em indivíduos na fase aguda da doença que mantenham relações sexuais nas quais ocorram eventual exposição ao sangue(Secom Gurupi)