Iniciou na manhã desta terça-feira (29) e prossegue até o dia 30 de setembro, a Pesquisa Triatomínica - Busca Ativa da Doença de Chagas na Zona Rural de Gurupi. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
As buscas na zona rural do município de Gurupi vão acontecer nas localidades de Praia I, Praia II, Porteira I, Porteira II, Bananal e entorno do Trevo da Praia, bem como, no Assentamento Vale Verde, região do Cafezinho, 12 de Outubro, saída para o município de Dueré e no Parque Industrial.
Segundo a responsável administrativa da Dengue, Febre Amarela, Chagas e Malária do município, Danyella de Araújo Xavier, durante as verificações que estão sendo realizadas, amostras serão coletadas. Além do trabalho de coleta a equipe da Secretaria de Saúde está orientando a população local sobre os procedimentos a serem tomados caso o barbeiro seja encontrado.
No ano de 2013, a busca pelo barbeiro aconteceu em 110 propriedades rurais de Gurupi, onde foram encontrados 13 barbeiros. Nos exames realizados pelos agentes de endemias, 6 pacientes foram diagnosticados com soro reagente para a doença de chagas, sendo que 4 contraíram a doença em outros municípios.
Amostras encontrados são encaminhadas para laboratórios de análise. “Se algum proprietário, algum agricultor perceber que tem inseto, algum vetor que tenha as características do barbeiro, ele poderá encaminhar para a Secretaria Municipal da Saúde e terá um retorno do estado para ver como tratar a questão na propriedade e na família, que eventualmente poderá ter sido atingida", explica Danyella.
Dificuldades
Os profissionais de saúde de Gurupi que atuam na zona rural, constantemente têm encontrado porteiras fechadas e trancadas no cadeado, o que dificulta o trabalho que está sendo realizado. Danyella explica que esse trabalho de pesquisa tem data marcada planejada para ser concluído, por isso, conclama aos proprietários das redondezas para que deixem as porteiras abertas, para facilitar o trabalho da equipe de saúde.
O que é doença de Chagas?
É uma doença que foi descoberta por Carlos Chagas, em 1909, causada pelo
protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida ao homem por insetos
triatomíneos, conhecidos como “barbeiros”.
Onde estão os barbeiros?
Normalmente, os barbeiros vivem nas áreas rurais onde se adaptam facilmente ao
ambiente domiciliar.
Como se adquire a doença de Chagas?
A forma de transmissão mais conhecida é pelo inseto “barbeiro” (também chamado
de procotó, potó, chupão) contaminado pelo parasito. O barbeiro pica, suga o
sangue da pessoa e defeca ao mesmo tempo. Nas fezes do barbeiro estão as formas
infectivas do parasito, conhecido como Trypanossoma cruzi. Pelo
contato das mãos com as fezes do barbeiro ao coçar o local da picada ou levar a
mão à boca ou aos olhos, o parasito penetra na corrente sanguínea da pessoa.
Outras formas de transmissão:
- a transmissão congênita: da mãe portadora da doença de Chagas para o filho durante a gravidez ou aleitamento materno;
- transfusão de sangue;
- recepção de órgãos transplantados de indivíduos infectados;
- contaminação em acidentes de laboratório;
- contaminação por ingestão de alimentos que
contenham fezes de barbeiros infectados, como suco de frutas (goiaba, açaí,
caldo de cana/garapa).
A doença de Chagas é transmitida pelo contato de pessoa para pessoa, através
de aperto de mãos, beijo ou relação sexual?
A doença não é transmitida pelo aperto de mão, ou mesmo pela utilização de talheres do portador da doença de Chagas. A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa através do recebimento de sangue contaminado ou materno-infantil (na gestação ou por aleitamento materno). A transmissão sexual é possível em indivíduos na fase aguda da doença que mantenham relações sexuais nas quais ocorram eventual exposição ao sangue(Secom Gurupi)