Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O pesquisador, compositor e instrumentista Fernando Deghi (SP) se apresenta em Palmas nesta terça-feira, 29, na Mostra Cultural do Sesc Tocantins – Aldeia Jiquitaia. O Concerto vai exibir a evolução instrumental aplicada à viola brasileira e será no Teatro Sesc Palmas, às 20h, com entrada gratuita. 

O repertório do Concerto é baseado nas viagens do pesquisador por terras onde a viola teve momentos de glória e esquecimento, viajando nas mãos de marinheiros, emigrantes, cléricos, piratas e militares e gerando novos frutos por onde chegou. 

Fernando Deghi é paulista e desenvolve o seu trabalho em torno da composição, recuperação, divulgação e ensino de viola brasileira, de 10 cordas e caipira, desde 1989. Iniciou seus estudos na área musical em 1975e se dedicou aos estudos intensos na prática violonística e a inúmeros concertos individuais e duo. Suas composições exploram as possibilidades da viola, sobretudo em termos das muitas afinações possíveis. Autor de seis livros, entre eles Viola brasileira e suas possibilidades” (2001), Fernando possui três CDs gravados. 

Workshop

Além da apresentação, o artista ministrará o workshop Violas do Mundo, que vai tratar das origens, modelos, afinações, tocadores, Lutheria (instrumento de estudo e de concerto) e outros assuntos do universo da viola. A reunião será no dia 29 de julho, das 9h às 12h, na Escola Sesc de Música. As inscrições serão feitas por ordem de chegada e serão disponibilizadas 30 vagas. Podem participar instrumentistas interessados e público em geral.

Aldeia Jiquitaia

A Mostra Cultural do Sesc – Aldeia Jiquitaia, que está na sétima edição, faz parte de uma séria de “Aldeias” espalhadas pelo Brasil. A iniciativa visa oportunizar espaço para o debate, fruição, reflexão e experimentação de arte e cultura.

A Mostra será realizada entre os dias 22 a 30 de julho, no Centro de Atividades do Sesc Palmas e a entrada é gratuita. Mais informações no link: http://issuu.com/sesc-totocantins/docs/livreto_-_aldeia_2014_80f2313115678a