Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de incentivar processos inovadores e contemplar um grande número de micro e pequenas empresas do Tocantins com recursos financeiros do Programa de Inovação Tecnológica (Tecnova), o governo do Tocantins vem divulgando o edital de inscrição do programa e realizando workshops técnicos para sanar possíveis dúvidas dos empresários.

O Tecnova é um programa do Governo Federal, realizado no Tocantins pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e IEL Tocantins, entidade da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). O programa visa fomentar micro e pequenas empresas em projetos de inovação.

Segundo o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Alan Rickson, os recursos disponibilizados pelo programa não precisam ser reembolsados e têm como objetivo aumentar as vendas e melhorar competitividade das empresas. “A empresa não precisa devolver o recurso, ela precisa apenas aplicar no projeto de inovação ao qual ela se submete”, disse.

O edital do Tecnova prevê que cada empresa pode submeter apenas uma proposta e a expectativa da Sedecti é que mais de 30 empresas sejam beneficiadas com a concessão de recursos financeiros para o desenvolvimento de produtos, serviços ou processos inovadores.

Para Alan Rickson, como o consumidor está cada vez mais exigente, as empresas devem buscar a inovação. “Às vezes o empresário acha que inovação não é pra ele, que é caro. A gente vem desmistificar isso. Inovação pode estar na simplicidade de mudar um processo”, destacou.

“É importante frisar para que as empresas fiquem atentas ao edital, que participem dos workshops e busquem apoio no sentido de entender o que é inovação, o que pode e o que não pode ser financiado por esse programa que visa mudar um pouco o desenvolvimento econômico por meio da própria inovação”, alertou Alan.

O investimento total do programa é de R$ 9.600.000,00, sendo R$ 8.700.00,00 destinados diretamente para as empresas. Para ajudar os empresários a entenderem como funciona o programa e para tirar suas dúvidas, a Sedecti está realizando workshop técnico em nove cidades do Estado.

Outros municípios

Já está programada a realização de workshop em Araguatins, Augustinópolis, Colinas, Formoso do Araguaia, Guaraí, Miracema do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis, mas outros municípios podem vir a receber, como explica Alan Rickdson. “O empresário que ainda não participou pode entrar no site e se inscrever. Havendo demanda de mais de 15 empresas em outros municípios que não estão programados, nós levamos o workshop para esclarecer de forma detalhada o projeto”, comentou.