Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Antônio Gonçalves

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha disse no lançamento da programação do 8º Festival Gastronômico de Taquaruçu, na noite de sexta-feira, 8, no Centro de Convenções que “As riquezas naturais combinadas com a gastronomia típica da região não têm como não ser sucesso”. Amastha ressaltou que 8ª edição vem repleta de novidades, e promete levar lazer, entretenimento e gastronomia para movimentar o distrito de 27 a 31 de agosto.

O evento contará com shows regionais e também nacionais dos artistas Nando Reis, Kiko Zambianchi, Jorge Vercillo, Paula Toller e Tales Roberto. Outra inovação será a ampliação do circuito, que unirá as duas principais praças de Taquaruçu, além de contar com a presença do chef de cozinha e apresentador, Edu Guedes.

O presidente da Agência Municipal de Turismo, Cristiano Rodrigues, destaca que a expectativa é de que esta edição supere as demais. “Por meio do evento, vamos garantir o principal objetivo que é fortalecer a identidade gastronômica local e fomentar o turismo”, disse.

O secretário de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Francisco Viana Cruz, enfatizou que o efetivo para atender a logística do evento triplicou, comparado ao ano passado, dado a ampliação do festival. “Por noite serão 37 pessoas, entre guardas metropolitanos e policiais militares, além da instalação de câmeras de monitoramento nas duas praças”, disse.

Visando ampliar a acessibilidade ao distrito nos dias do evento, o secretário de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, Christian Zini, apresentou o planejamento estratégico de sua equipe, no qual pretende priorizar o transporte coletivo sobre o individual. “A ideia é que as pessoas deixem o seu carro no Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto e sigam de ônibus, climatizados com ar condicionado. Desta forma, desafogará o trânsito, além de ser uma alternativa segura”, explicou.

Ampliação do circuito

Na praça Vereador Tarcisio Machado da Fonseca, o visitante encontrará as barracas do concurso de gastronomia, no qual foram inscritas 59 receitas, sendo 39 salgadas e 20 doces, todas voltadas para a valorização dos ingredientes culinários regionais e a criatividade na elaboração dos pratos, os quais obrigatoriamente são típicos da culinária tocantinense. O palco principal ficará nesta praça.

Já na Praça Joaquim Maracaípe, será montada uma estrutura com 20 barracas, onde será comercializado artesanatos e produtos alimentícios da região. Haverá também uma agencia de receptivo do distrito, que oferecerá pacotes turísticos, adega de vinhos, frios e massas, e a participação de restaurantes instalados no distrito.

Para as crianças, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) disponibilizará gratuitamente brinquedos infláveis, além de desenvolver o trabalho de conscientização sobre a não exploração infantil.

Cozinha Show

A grande novidade do festival deste ano será a “Cozinha Show”, projeto realizado por meio da parceria entre a Agtur e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O evento consiste na preparação de pratos por chefs de cozinha na frente do público. As inscrições dos workshops serão limitadas e poderão ser feitas no local. Em breve toda a programação com horários, nome dos chefs e receitas serão divulgadas.

O presidente da Abrasel/Seccional Tocantins, José Ernesto Betelli, explica que será montada na Praça Maracaipe uma estrutura completa de cozinha no qual 12 chefs de Palmas demonstrarão todas as etapas de uma receita. “Além dos chefs regionais, a programação contará com a participação do renomado chef Edu Guedes que no dia 30 vai elaborar um prato com ingredientes locais”, conta Betelli.

Wi Fi

Durante todo o evento será disponibilizado a rede wifi para os visitantes navegarem na internet. A ferramenta possibilitará a divulgação espontânea do Festival “ao vivo” para o resto do mundo, por meio das redes sociais.

Acesso e tráfego

Uma questão recorrente de outras edições do festival, é o acesso ao distrito, portanto, a Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte está preparando um plano de ação para atender a essa demanda. A fiscalização e operação de trânsito iniciarão na Av. Taquaruçu em Taquaralto e se estenderá até o portal de entrada do Distrito.

Haverá a operação do Tráfego e Fiscalização de Trânsito no entorno do circuito, com a finalidade de orientar o fluxo de veículos, garantindo a fluidez do tráfego no local, evitando o congestionamento com acesso livre aos estacionamentos e a livre circulação do transporte público coletivo de passageiro.

Funcionará a Operação Lei Seca “Eu Apoio” na saída do Festival, com abordagem dos veículos e aplicação do teste de alcoolemia. E também será criado um pátio itinerante em Taquaruçu para guarda dos veículos que forem removidos, por diversas infrações de trânsito. Prováveis locais: Posto de Saúde e Espaço do Ginásio Esportivo.

Programação

Dia 27 (quarta-feira)

Marcelo Bahia

Nando Reis

Dia 28 (quinta-feira)

Núbia Dourado/Groov Band

Kiko Zambianchi

Dia 29 (sexta-feira)

Mestre Kuka

Jorge Vercillo

Dia 30 (sábado)

Lucimar

Paula Toller

Apresentador e chef Edu Guedes

Dia 31 (domingo)

Léo Brandão

Thalles Roberto (Secom Palmas)