Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Palmas empossa na manhã desta terça-feira, 12, o vereador Milton Neris. Uma decisão colegiada condenava o vereador de ter feito doação acima do limite legal no pleito de 2010. No entender do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por conta disso ele estaria inelegível para o mandato ao qual havia sido eleito no dia 07 de outubro de 2012 pela Coligação “Coragem Pra Fazer 2” (PR/PRTB), com 1662 votos preferenciais.

Contudo, Milton Neris foi diplomado como vereador no dia 7 deste mês de agosto, pois o acórdão de provimento de Recurso Eleitoral aprovado por unanimidade no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendendo sua inelegibilidade, foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico do no dia 4 de agosto, garantindo-lhe o direito de exercer a atividade parlamentar.

Milton Neris diz que nesta terça-feira, 12, voltará à Câmara de Vereadores pela porta da frente, para ocupar um lugar que é seu de direito, haja visto ter sido eleito pelo povo. “Considero essa decisão do TSE a minha segunda vitória para um mesmo mandato. Atribuo minha diplomação e minha posse no dia 12 à vontade de Deus, aos meus companheiros, aos líderes políticos que me apoiam, aos correligionários e à minha família, que sofreu e acreditou junto comigo em um ano e sete meses de espera”, declara.

Milton Neris agradece ainda à população de Palmas e seus eleitores pelo respeito e carinho recebidos no decorrer do processo de Recurso Eleitoral. “Volto com um sentimento de gratidão e uma vontade imensa de poder trabalhar em favor de Palmas. Não quero olhar para trás. Fui injustiçado, isso é fato. Mas a justiça do meu País fez valer meu direito de atividade política. Agradeço também aos profissionais da justiça do Tocantins por hoje eu estar diplomado”, acrescenta.

Sobre Milton Neris

Nascido em Goiânia (GO), Milton Neris tem 40 anos de idade e reside em Palmas desde 1989. Ele é filho de Valdivino Neris e Onofra Alves e é casado com Josi Neris, com que tem quatro filhos: Milton Neris Júnior, João Paulo, David e Ester. Ele começou sua trajetória de homem público como militante em movimento estudantil, passando a militar tempos depois em um grupo empresarial representativo de Taquaralto e Aurenys. Por conta de sua expressiva atuação nesse grupo, foi também diretor na Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa).

O primeiro mandato de Milton Neris como vereador de Palmas foi entre os anos de 2008 a 2012, eleito com 2.596 votos, período em que trabalhou fortemente para o fortalecimento do setor econômico na Capital. Antes de ser eleito vereador, em 2004 ele foi 2º suplente de vereador, por conta dos 1.850 votos recebidos naquele pleito, o que lhe rendeu convite para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Atualmente, o parlamentar está atuando na Secretaria Executiva de Governo do prefeito Carlos Amastha.