Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando o processo de imunização das crianças contra a Hepatite A. A vacina passou a fazer parte do calendário Nacional de Vacinação do SUS, Sistema Único de Saúde e está direcionada para crianças de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias. De acordo com informações do Governo do Estado, a vacina está disponível nos 139 municípios. O Ministério da Saúde disponibilizou 10.400 doses para o Tocantins.  

A coordenadora municipal de imunização, Evanildes Gomes, explicou que a A Hepatite A é habitualmente benigna, podendo apresentar uma forma grave levando a hospitalização.

“Como não estão descartados as possibilidades de um acometimento grave, é preciso que os pais fiquem atentos que procurem as unidades de saúde e garantam a imunização dos filhos. É preciso ficar atento à idade. Pedimos muita atenção dos responsáveis e estamos preparados para atender toda a demanda da cidade”, alertou Evanildes.

A coordenadora ainda lembrou que oPrograma Nacional de Imunização passa a oferecer 14 vacinas de rotina e que Miracema está munida de outras doses que são solicitadas por meio da prescrição médica em situações especiais.

Saiba mais

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação registraram em 2013, no Tocantins, 464 casos de Hepatite A. Está doença é uma inflamação (irritação e inchaço) do fígado causada pelo vírus da hepatite A. É transmitida por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra, ou ainda por meio de alimentos ou da água contaminada. Geralmente a maior incidência de infecções se da em locais onde o saneamento básico é precário ou mesmo não existe.