Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) realizou na terça-feira, 12, o pagamento de R$ 4.813.673,71 referentes aos plantões extras dos profissionais de saúde, realizados no mês de maio. O pagamento foi autorizado aos bancos e deve estar na conta dos servidores na noite desta quarta-feira, 13, ou conforme tramites bancários.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Luiz Antônio Ferreira, o Governo do Estado está cumprindo o acordo firmado com os sindicatos de servidores e conselhos profissionais. “Além do pagamento dos plantões extras estamos contratando novos profissionais para reduzir o déficit de servidores nos hospitais”, afirmou Luiz Antônio.

Para atender a necessidade de médicos, para o qual não se tem cadastro de reserva do último concurso, foram contratados 24 médicos para o Hospital Geral de Palmas, oito para o Hospital Regional de Araguaína e um para Hospital Regional de Porto Nacional que já estão na escala do mês de agosto.

Em relação às demais categorias, a Sesau está fazendo o dimensionamento das necessidades das Unidades Hospitalares correlacionando ao cadastro de reserva do concurso da saúde, com vistas ao atendimento de duas situações: suprir a necessidade do Hospital e atender juridicamente ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC firmado entre Defensoria Pública do Estado, Ministério Público Estadual e Governo do Estado).

O Hospital Regional de Gurupí, por exemplo, receberá 65 profissionais de saúde (farmacêuticos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e assistente de serviços de saúde) que estão na lista de cadastro reserva do concurso da Saúde.

A Sesau divulga ainda que, conforme o acordo previamente firmado entre sindicatos dos profissionais de saúde, Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e esta pasta, os pagamentos de plantões extras estão programados para ocorrer entre os dias 10 e 15 de cada mês, conforme cronograma abaixo:

Cronograma de pagamento

Pagamento (entre os dias 10 e 15 do mês)                      Referência

Agosto de 2014                                                         Plantões extras de maio

Setembro de 2014                                                     Plantões extras de junho

Outubro de 2014                                                       Plantões extras de julho

Novembro de 2014                                                    Plantões extras de agosto e setembro

Dezembro de 2014        Plantões extras de outubro e novembro (Ascom/Sesau)