Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Antônio Gonçalves

A loja de departamento Havan, inaugurada em Palmas na manhã deste sábado, 16, está ofertando mais de 250 empregos diretos e coloca a Capital na mira de novos investidores pela consolidação da economia. No empreendimento, foram investidos 45 milhões de reais e para a captação de mão de obra o investidor buscou parceria da Prefeitura através do Sine municipal, para a seleção de pessoal através do programa “Eu Sou Capaz”, que objetiva incentivar a geração de novos postos de trabalho na Capital e a atração de novos empreendimentos. 

A inauguração contou com a presença do prefeito Calos Amastha e secretários municipais. Amastha destacou que a constante busca de investidores faz parte da sua gestão e tem como principal foco a ampliação do fortalecimento da economia e principalmente a geração de emprego e renda. “Esse é o papel do gestor: cuidar da cidade e fazer com ela se torne economicamente viável, e a chegada da Havan em Palmas, com a oferta de mais 250 empregos, é fruto de meus esforços e os de toda a equipe”, enfatizou. 

De padrão nacional, a loja possui cerca de 1000 vagas no estacionamento coberto e gratuito, 25 check-outs, praça de alimentação e esteira rolante. Outro diferencial está na fachada com a reprodução da Casa Branca, sede do governo americano. Além disso, o símbolo que vem chamando a atenção é a réplica da Estátua da Liberdade, com 35 metros de altura, um monumento de identificação da marca que vem se tornando uma das atrações turísticas de Palmas.

Para o empreendedor Luciano Hang, a chegada da loja em Palmas foi graças ao convite do prefeito Amastha que apresentou a viabilidade econômica da cidade. Ao perceber esse nicho de mercado, Hang acreditou na viabilidade de investir no empreendimento. A rede passa agora a ter 73 lojas, com mais de 100 mil itens de produtos variados, de roupa a eletroeletrônicos, são 15 mil metros quadrados de área construída.     

“Nos fomos convidados pelo prefeito para fazer esta loja aqui. E quando viemos pra cá ficamos apaixonados pela cidade e o prefeito e toda a equipe fizeram de tudo para que a Havan se instalasse aqui e criasse essa megaloja para a geração de emprego e renda, já que, o mais importante, toda a mão de obra é local, só as gerências que são de fora”, disse Hang.

 Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cleide Brandão, a chegada desse novo empreendimento é uma prova que o mercado de Palmas está expandindo. “Os dados do IBGE mostram que o estado do Tocantins ocupa o quarto melhor desempenho no ranking nacional, com índices superiores aos das regiões Sul e Sudeste, e este é o momento para aproveitar esses números e sair em busca de novos investidores”, ressaltou. 

 “Então é isso, o empreendedor está vendo esse crescimento de mercado de varejo, o que vai atraindo pelas condições também de apoio que o Município pode oferecer como organização, captação de mão de obra, entre outros fatores que  são amparos que ele precisa. O mercado promissor também conta pontos para o investidor apostar no lugar certo”, completou a secretária (Secom Palmas)