Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura


O Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia, com o apoio da Fundação Cultural de Palmas e da Universidade Federal do Tocantins, oferece o minicurso “A cidade como espaço fílmico”, a ser ministrado pelo prof. Dr. Rubens Machado Junior, da USP, de 21 a 23 de agosto no campus Palmas. 

O objetivo do minicurso é discorrer sobre a representação da cidade brasileira presente nos discursos audiovisuais, com destaque para o cinema e o vídeo. A proposta é discutir com os participantes sobre o papel do audiovisual enquanto ferramenta para o registro histórico das cidades, mostrando sua história, origem e evolução.

Rubens Machado Junior é Livre-docente em Teoria e História do Cinema no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O professor é graduado em Arquitetura e Urbanismo com mestrado e doutorado em Cinema, TV e Rádio pela ECA-USP. Possui experiência em cinema brasileiro, estética do cinema, representação do espaço urbano e cinema experimental.

O evento será realizado no Auditório do Bloco B, da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas, a partir das 19h nos dias 21 e 22 de agosto (quinta e sexta-feira) e, às 14h, no dia 23 de agosto (sábado).

O minicurso faz parte do projeto “Imagens da cidade: memória, representação e imaginário na produção audiovisual em Palmas” promovido pelo grupo de pesquisa em Jornalismo e Multimídia, do curso de Comunicação Social/Jornalismo, da UFT.