Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Mais de mil atendimentos foram realizados durante a I Semana do Empreendedor Individual - Prefeitura de Palmas Sonhando Junto com Você, que aconteceu no Sebrae de Taquaralto na semana de 11 a 15, e teve como objetivo facilitar o processo de regularização dos empreendimentos informais, bem como levar informações necessárias para a sua excelente gestão. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego em parceria com o Sebrae.

Durante o evento foram realizados 489 atendimentos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego a empreendedores individuais, sendo que destes 120 foram para abertura de processos, 100 para emissão de alvarás, dois para processos de ambulantes em andamento, e 340 buscaram informações quanto à regularização.

No local também o pequeno empreendedor já buscava informações para obter linhas de microcrédito, por meio do Banco do Povo, visando à ampliação de suas pequenas empresas, somando 200 atendimentos no total. “O total de atendimento mostra o interesse do empresário que está na informalidade em regularizar a sua situação, assim como a procura pelo crédito demonstra a preocupação em melhorar a sua produção”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cleide Brandão.

Outro destaque no evento foram os atendimentos realizados pelo Sebrae, que realizou 432 atendimentos a pessoas que buscavam entre inscrição no CNPJ, dentre outras informações pertinentes aos microempreedimentos. Finalizando a semana contou com 30 atendimentos para processos da Vigilância Sanitária, imprescindível ao processo de regularização dos empreendimentos.

Ainda durante a semana, quem esteve no local pôde participar de palestras voltadas para a formalização das empresas, assim como também foi realizado atendimento às micro e pequenas empresas e consultorias em diversas áreas.

Para o senhor Luiz Gonzaga da Silva, que estava na informalidade há três anos, prestando serviços de alvenaria, a Semana do Empreendedor agilizou o que pretendia fazer há meses. “Agora posso contribuir com a Previdência, pegar financiamento e, o melhor, sair da ilegalidade”, disse.

“Durante essa semana que se passou observamos que realmente foi uma semana diferenciada e efetiva para os Empreendedores de Taquaralto e região. Foi uma semana de muito trabalho, mas com certeza, alcançamos o objetivo proposto com o apoio e envolvimento de todos os parceiros”, avaliou a secretária. (Secom Palmas)