Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Os três novos campi da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) já estão em funcionamento nas cidades de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. As aulas inaugurais que  foram realizadas nas localidades contaram com a participação do reitor Joaber Divino Macedo. “Por onde a gente passou, tive a certeza de levar esperança aos nossos alunos. A chegada do campus da Unitins nessas cidades representa um futuro profissional melhor para essas pessoas. Representa progresso, porque só se desenvolve a sociedade que investe em conhecimento”, destacou o reitor.

Em Araguatins, a aula magna reuniu os estudantes aprovados no vestibular para os cursos de Pedagogia e Letras. O diretor do Campus Universitário da cidade, Francisco Aldivino Gonçalves, destacou a contribuição que a Unitins leva à região. “Temos falta de professores de matemática, química, física aqui no Bico do Papagaio. Com a chegada da Unitins, a gente espera estar formando os profissionais que o mercado precisa”, disse.

Em Augustinópolis, os estudantes de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão de Agronegócio também participaram da aula magna com muita alegria. Vibraram com o anúncio da equipe pedagógica e conheceram as três escolas onde as turmas terão aula. O campus ofereceu 970 vagas e inscreveu, inicialmente, apenas alunos que vieram transferidos de outras instituições de ensino. Para o diretor do campus, Júlio da Silva Oliveira, a aula foi uma comemoração. “Nossos alunos estavam felizes, vibraram a cada anúncio da equipe de trabalho, festejaram a concretização do desejo de ter o Campus da Unitins funcionando na cidade. Boa parte do corpo docente e de coordenadores já é conhecida dos alunos e a receptividade foi maravilhosa.”, informou.

Em Dianópolis, a Unitins também foi criada com o propósito de acolher inicialmente os estudantes da Fundação de Ensino Superior do Sudeste do Tocantins (Fades), que encerrou as atividades no município. Durante a aula inaugural, o prefeito Regis Rodrigues de Melo destacou a contribuição para a região. “O Campus da Unitins é uma das maiores aquisições para Dianópolis e toda a região sudeste. Uma universidade assim é histórica porque em 130 anos a cidade nunca teve uma universidade pública e com certeza agora ela vai beneficiar muito a população. Dianópolis vai dar um salto em desenvolvimento”, comemorou o prefeito. Neste campus vão funcionar os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão Ambiental.

Tanto no campus em Augustinópolis, como em Dianópolis, os estudantes darão sequência ao curso sem prejuízos na grade curricular.  Os novos campi somam 1.510 novas vagas de ensino superior no quadro da Unitins, que volta a ser multicampi com cursos presenciais. “A Unitins volta a crescer mantendo a missão de levar ensino superior de qualidade ao interior do Tocantins, realizando a inclusão social e diminuindo as barreiras para a formação profissional”, declara Joaber Macedo. (ATN)