Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promove uma série de eventos de capacitação para agentes envolvidos com a merenda escolar nas diversas regiões do País. Nesta próxima quinta-feira, 21 de agosto, o Encontro Regional de Alimentação Escolar será realizado em Palmas/TO, com o intuito de incentivar o controle social e capacitar gestores das redes municipais e estadual de Tocantins.

Em 2014, o FNDE prevê repassar R$ 40,5 milhões ao Estado de Tocantins. Esse recurso será destinado à alimentação escolar de mais 376 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino.

Segundo a Coordenação de Educação e Controle Social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), fortalecer o controle social é essencial para melhorar a execução do programa nos estados e municípios. “Os municípios precisam ver a participação dos conselhos como uma parceria importante para o sucesso do programa. Os conselheiros precisam acompanhar as compras, a elaboração dos cardápios e todo o processo até a prestação de contas”, diz a técnica do FNDE, Karine Silva dos Santos.

Cerca de 200 pessoas devem participar do evento em Palmas, entre gestores, nutricionistas e conselheiros de alimentação escolar. O evento será realizado no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (Avenida Teotônio Segurado). Além dos técnicos do FNDE, participam do encontro representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria de Vigilância Sanitária.