Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mulheres a partir dos 25 anos dos municípios de Chapada da Natividade, Colinas do Tocantins e Pedro Afonso realizarão ultrassonografias, mamografias e exames preventivos do câncer do colo de útero oferecidos pelas Carretas da Mulher. São três veículos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) com profissionais treinados e equipados para levar à população feminina do interior do Tocantins atendimento especializado para diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e de mama.

Têm direito à mamografia mulheres a partir dos 45 anos e ao exame preventivo de câncer de colo uterino mulheres a partir dos 25 anos. As ultrassonografias são indicadas a partir da avaliação médica.

Desde o começo do ano, a carreta já passou por mais de 60 municípios realizando 200 exames por semana.  Nas próximas semanas as carretas estarão em Santa Terezinha do Tocantins (1º a 5 de setembro), Guaraí (8 de setembro a 3 de outubro), Presidente Kennedy ( 6 a 10 de outubro),  Chapada da Natividade (25 a 29 de setembro), Barra do Ouro (1º a 5 de setembro), Wanderlândia ( 8 a 26 de outubro), Darcinópolis (29 de setembro a 10 de outubro) e Pedro Afonso (25 de agosto a 5 de setembro).

Para buscar atendimento, Maria Rita explica que as mulheres residentes nesses municípios podem buscar mais informações sobre como obter atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de casa.

“O diagnóstico precoce é muito importante porque permite o tratamento adequado para se evitar o desenvolvimento do câncer. Mesmo mulheres identificadas com uma lesão de alto grau no colo do útero têm grandes chances de se tratar e evitar a evolução da doença, chegando a cura”, explica Maria Rita Cabral, técnica da Área Técnica do Câncer da Sesau.

Agenda da Carreta da Saúde

Santa Terezinha do Tocantins - 1º a 5 de setembro
Barra do Ouro - 1º a 5 de setembro
Pedro Afonso - 25 de agosto a 5 de setembro
Guaraí - 8 de setembro a 3 de outubro
Presidente Kennedy - 6 a 10 de outubro
Chapada da Natividade - 25 a 29 de setembro
Wanderlândia - 8 a 26 de outubro
Darcinópolis - 29 de setembro a 10 de outubro