Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Lucas Nascimento As modalidades coletivas dos Jets começaram a definir os finalistas que disputarão a etapa estadual dos jogos As modalidades coletivas dos Jets começaram a definir os finalistas que disputarão a etapa estadual dos jogos

Após a definição dos vencedores das modalidades individuais da fase regional de Palmas dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) na categoria 15 a 17 anos, chegou a vez dos alunos-atletas do Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol disputarem o título na competição. Os confrontos das modalidades coletivas começaram nesta segunda-feira, 25, e vão até a próxima sexta-feira, 29. As equipes vencedoras garantem vaga para disputar a fase final estadual dos Jets, que acontecem entre os dias 19 e 21 de setembro, para as modalidades individuais, e 24 a 28 do mesmo mês, para as coletivas.

A categoria masculina do Basquetebol conta com 7 equipes disputando o título regional. Os jogos serão realizados entre os dias 25 e 28, com partidas nos períodos matutino e vespertino, sempre na quadra poliesportiva da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares. Já no naipe feminino, a campeã será definida a partir da disputa de duas partidas entre as equipes do Colégio Militar de Palmas e do Instituto Técnico Federal do Tocantins (IFTO), entre os dias 25 e 26, no período vespertino.

Ala-armador do time da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, de Palmas, Jackson da Silva Jacob sonha alto na competição, já que disputa em três modalidades. “Eu já estou classificado para a final estadual no arremesso de peso e no lançamento de disco. Agora, nós começamos com o basquete também. O meu sonho é ser campeão regional nos três e, depois, campeão estadual. Sei que o mais importante é competir, mas quero muito vencer nas três modalidades”, disse.

Voleibol

Com as disputas sendo realizadas na quadra poliesportiva do Colégio da Polícia Militar de Palmas, o masculino do Voleibol tem 5 equipes competindo pelo título regional. Já a categoria feminina, está composta por apenas duas equipes, que definirão, em partida única, as campeãs regionais dos Jets. Este confronto acontecerá às 14h desta segunda-feira, 25, no próprio Colégio Militar, entre os times do Centro de Ensino Médio Tiradentes e o Colégio Dom Bosco Sul.

Ponteiro do CEM Tiradentes, Iago Silva Brito disse que acredita na vitória da equipe que defende. “Nós ganhamos a primeira partida e a expectativa é que a gente faça o mesmo na segunda e em todas as próximas, porque queremos ir para a final. Meu sonho é ser jogador profissional, e é aqui nos Jets que a gente começa a aparecer”, destacou o camisa 4, que tem 1,90 m de altura.

Futsal

Realizados entre os dias 25 e 29, no ginásio poliesportivo do IFTO, os jogos femininos do Futsal tem partidas previstas entre 8h e 11h. Já os confrontos masculinos estão sendo realizados tanto na IFTO quanto na quadra poliesportiva da Escola Municipal Daniel Batista. Ao todo, são 27 equipes na disputa, e Maycon de Sousa Batista, ala-esquerda da Escola Municipal de Tempo Integral Crispim Pereira Alencar, espera sair vitorioso ao término das partidas, sonhando com um futuro profissional. “Este é o meu primeiro ano nos Jets e quero muito ir para a fase estadual e para a nacional. Eu espero que o meu time possa ser o campeão e que eu ganhe uma oportunidade de crescer na vida pelo futebol”, disse o camisa 11 da unidade escolar de Taquaruçu.

A ala-direita e camisa 5 da equipe de Futsal do CEM Tiradentes, Bárbara Viana Valadares, disse que espera superar as outras equipes que participam da fase regional e se tornar campeã. “Desde os meus 12 anos eu jogo Futsal e participo dos Jets, mas ainda não consegui ser campeã. Eu cheguei ao time este ano e vim para somar; por isto, eu acredito que agora a gente vai conseguir, porque o time está entrosado e querendo a vitória”, afirmou.

Handebol

Por falta de concorrentes, os vencedores da etapa regional de Palmas no Handebol foram as equipes do CEM Tiradentes (masculino) e do Colégio da Polícia Militar, no feminino.

Jejuve

Os campeões estaduais do Jets na categoria 15 a 17 anos vão integrar a delegação tocantinense nos Jogos Escolares da Juventude (Jejuve), a serem disputados em João Pessoa, capital da Paraíba, entre os dias 6 e 15 de novembro. (Ascom Seduc)