Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Central de Transplantes do Tocantins (CETTO), promove no próximo sábado, 30, das 8h às 17h, na UFT - Universidade Federal do Tocantins, auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), Simpósio de Morte Encefálica. Os interessados em participar podem realizar sua inscrição no site da Universidade Federal do Tocantins (UFT) -  www.uft.edu.br.

O Simpósio é um importante instrumento de discussão sobre o tema tendo em vista que o diagnóstico já começou a ser feito no Hospital Geral de Palmas. Durante o Simpósio será abordado à importância do Diagnóstico de Morte Encefálica, aspectos clínicos, éticos, legais e a visão da sociedade em relação ao assunto, visto que a família possui o direito de saber da reversibilidade ou não do quadro clínico do ente querido, independente de optar pela doação ou não de órgãos.

Morte encefálica

Morte encefálica é a definição legal de morte, é a parada total e irreversível das funções encefálicas de causa conhecida e constatada de modo indiscutível, caracterizada por coma aperceptivo, com ausência de resposta motora supra espinhal e apneia. A principal causa da morte encefálica é o traumatismo cranioencefálico seguido das doenças cerebrovasculares e outras causas de menor incidência. O diagnóstico é feito com base em parâmetros clínicos estabelecidos pela resolução nº 1. 480/97 do Conselho Federal de Medicina.

Programação

08h - Abertura - "A importância do Diagnóstico de Morte Encefálica no cenário atual do Estado do Tocantins"

08h15min - O Ministério Público do Estado do Tocantins

08h30min - Evolução Histórica

09h30min - Aspectos Clínicos

10h15min - Coffee Break

10h40min - Mesa redonda

12h - Intervalo para o almoço

14h - Aspectos Éticos

14h40min - Aspectos Legais

15h20min - Coffee Break

15h40min - Mesa redonda

16h40min - A visão da sociedade

17h– Encerramento