Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Valério Zelaya

Uma equipe, formada por homens da Defesa Civil Municipal, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e Corpo de Bombeiros do Estado, conteve um foco de incêndio próximo à TO-050, em Taquaralto, na tarde desta sexta-feira, 29. O fogo iniciou-se atrás de uma borracharia e gerou fumaça negra assustando moradores do local que denunciaram o crime ambiental através do telefone 190.

“As equipes receberam o chamado através do Sistema Integrado e prontamente se dirigiram ao local na expectativa de flagrar o ato criminoso e identificar a pessoa que iniciou o fogo”, explica  o superintendente da Defesa Civil Municipal, Iranilto Sales.

Ainda de acordo com Sales o combate às queimadas irá se intensificar a partir do mês de setembro. O superintendente solicita também que a população auxilie a ação de combate denunciando e fiscalizando áreas onde a probabilidade de haver queima é maior. “A população pode e deve denunciar. Precisamos coibir o ato, punir estas pessoas e responsabilizá-las pelo crime que cometeram ao iniciar o fogo”, destacou Sales.

O cabo Abrão Barbosa da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros do Tocantins explicou o cenário encontrado no local. “Quando chegamos aqui havia muito fogo e já denotava riscos às moradias locais, inclusive houve queima do muro e da caixa d’água de uma moradia. Iniciamos o combate impedindo que maiores prejuízos ocorressem”, afirmou o bombeiro.

Outra situação que o agente alerta é que “ao iniciar um incêndio as pessoas não pensam nas proporções que uma simples faísca pode tomar. Inclusive neste período de ventania e vegetação seca”. O melhor caminho de acordo com a equipe é não queimar.

Reunião

Na próxima segunda-feira, 1º de setembro, as instituições que atuam no combate e prevenção às queimadas se reunirão às 10 horas, na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil para discutir a agenda de ações para o mês de setembro e outubro. Estarão presentes representantes da Guarda Metropolitana Ambiental, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental (Cipama).