Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Um caminhoneiro foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com apoio da Polícia Militar na madrugada do último sábado, 30, após evadir de fiscalização da Secretaria Estadual da Fazenda do Tocantins (Sefaz-TO).

O condutor do caminhão estava com Carteira Nacional de Habilitação vencida e a mesma era apenas para automóvel. Ele também não possuía nota fiscal da madeira que transportava, nem documentação ambiental e ainda era procurado pela justiça.

Por volta de 1 hora da madrugada a Sefaz acionou a PRF de Palmeiras do Tocantins informando que o condutor do veículo Mercedes Benz, placas do DF, havia evadido do local de fiscalização após ser constatado que não possuía nota fiscal e nem documentação ambiental. A PRF, então, com apoio da PM efetuou deslocamento e localizou o caminhão próximo a cidade Estreito no Maranhão. Durante abordagem o condutor informou ser habilitado, porém havia perdido a CNH. Após consulta junto ao sistema RENACH, os agentes da PRF constataram que o condutor era habilitado apenas para dirigir automóvel.

Detalhe

Durante entrevista os policiais descobriram que o motorista já havia sido conduzido pela Companhia Independente de Policiamento Rodoviário e Ambiental - Cipra/TO no último dia 26/08 à Delegacia de Polícia Civil de Tocantinópolis, por falta de documentação da carga de madeira. Naquela ocasião fora ordenado ao condutor que a carga fosse recolhida ao depósito do Dertins e só após o transbordo o caminhão poderia ser retirado. Desobedecendo a ordem, o mesmo retirou sem autorização, o caminhão ainda carregado, no dia 29/08/2014 às 22h, menos de três horas anterior à abordagem.

Posteriormente foi constatado que havia Mandado de Prisão em aberto desfavor do condutor, por crime de receptação, expedido pela Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas do DF. Houve solicitação da perícia para confirmar a quantidade de madeira que era transportada no referido veículo. O motorista e o veículo, M.Benz/Atego 2429, foram apresentados à Polícia Civil de Tocantinópolis.