Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Júnior

A população de 30 municípios das regiões centro-oeste e sudeste está sendo beneficiada com obras do Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRIS), executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial (Bird). As ações do projeto são voltadas para eliminação de pontos críticos, através da construção de obras hidráulicas nas estradas vicinais (pontes de até 30 metros, bueiros, galerias e gabiões).

Com investimento de U$ 70 milhões (cerca de R$ 162,7 milhões), as obras beneficiam principalmente as comunidades rurais que utilizam as estradas vicinais para levar o que produzem no campo para comercializar na sede das cidades e ainda facilitam o acesso a serviços básicos, como a saúde e a educação.

Segundo o secretário executivo da infraestrutura e presidente da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), Murilo Coury, o programa se desenvolve com foco direto na comunidade. “As obras acontecem a partir de consultas realizadas com a participação da comunidade rural dos municípios contemplados, onde a população elege, de acordo com suas necessidades, os trechos prioritários a receberem o investimento”, ressaltou.

Beneficiados

Os municípios que estão sendo contemplados foram divididos em grupos.  Dos dez primeiros municípios, dos grupos (I e II), três já estão com obras finalizadas: Monte Santo (66,61 km), Chapada de Areia (38,16 km) e Caseara (91,95 km); e outros sete estão em execução: Marianópolis (100,21 km), Divinópolis (145,70 km), Miracema do Tocantins (130,59 km), Miranorte (83,98 km), Araguacema (90,06 km), Abreulândia (92,28 km) e Dois Irmãos (152,85 km).

Os outros 20 municípios dos grupos (III e IV) também serão beneficiados com as obras do projeto nos locais que já foram definidas pela comunidade: Barrolândia (34 km), Lajeado (79,96 km), Paraíso do Tocantins (100 km), Pugmil (45 km), Tocantínia (63,83 km), Cristalândia (96 km), Lagoa da Confusão (101 km), Nova Rosalândia (43 km), Oliveira de Fátima (43 km), Pium (145 km), Talismã (60 km), Alvorada (60 km), Araguaçu (60 km), Sandolândia (60 km), Figueirópolis (60 km), Palmeirópolis (60 km), São Salvador (74 km), Jaú do Tocantins (66 km), Peixe (60 km) e Sucupira (60 km).

Aprovação

Os prefeitos dos municípios que estão sendo contemplados pelo PDRIS, destacam a importância das obras. O prefeito de Marianópolis, Claudoir Bento de Oliveira, destacou as melhorias que a população vai receber. “Vai facilitar o escoamento do que é produzido na zona rural, pois diminui os pontos críticos das estradas vicinais”, disse.

A prefeita de Miracema do Tocantins, Magda Borba, destacou que em sua atual gestão conta com o apoio do governo do Estado para a realização de diversas ações como as do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável, que tem contribuído significativamente com as comunidades da área rural. 

"Entendemos que o desenvolvimento dos municípios é composto por ações que envolvem a colaboração das três esferas de governo. Todas seguindo suas funções. Esta união soma benefícios e traz resultados para a comunidade. O povo é o grande favorecido", destacou Magda. (ATN)