Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Antonio Gonçalves

A peça teatral “Os Gigantes da Montanha" encenada no estacionamento do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho na sexta-feira, 19, trouxe para a noite palmense um espetáculo tido como primoroso, em que o cenário colorido e exótico, figurino admirável, música italiana cantada ao vivo e elementos teatrais que aliaram recursos sonoros e luminosos conseguiram prender a atenção da platéia do inicio ao fim da encenação.

Bastante comentada por todos os presentes, a montagem ao ar livre agradou e trouxe para ao programa famílias inteiras, estudantes, adolescentes e idosos que lotaram o lugar. “Esta foi sem dúvidas a melhor escolha. O ambiente fechado inibe, limita a ida de crianças, valoriza o calor. Aqui não, todos puderam apreciar a noite, o clima bom e o excelente espetáculo”, afirmou a comerciária Eides Dutra.

A estudante de 19 anos, Anne Mickaely Mendonça é de Presidente Dutra (MA) veio passar o fim de semana em Palmas e aproveitou para assistir ao espetáculo ao ar livre. “Na minha cidade não temos este tipo de atração, teatro lá só nas escolas ou igrejas, então fico muito feliz por estar aqui hoje e ver de perto um espetáculo tão maravilhoso”, afirmou a jovem.

A psicóloga, Martha de Sousa Moreira, é fã do Grupo Galpão, já assistiu outras montagens da Companhia e aprovou a iniciativa da Prefeitura de Palmas. “Trazer atrações como esta, ao ar livre, com entrada franca é o melhor caminho para fortalecer a cultura local. A Prefeitura acertou em cheio na escolha do grupo e na forma de apresentação”, declarou Moreira que já fez cursos de teatro e utiliza técnicas das artes cênicas em seu consultório. “Fazemos relaxamento, expressão corporal, usamos principalmente em casos de fobia social, timidez, falta de habilidades comunicacionais”, explica a profissional.

Elenco

A atriz Inês Peixoto falou sobre a alegria de se apresentar pela primeira vez no Tocantins. “Achei formidável. O público nos acolheu, participou, trouxemos um texto hermético com singularidades, surrealismo e percebemos que a mensagem do amor, da arte e da poesia de Piradello foi compreendida”, explica a integrante, responsável pela interpretação da Condessa Ilse, personagem principal da fábula.

A integrante do Grupo Galpão, Simone Ordones Lemos, que interpretou a fantasma “A Sgriccia” da vila abandonada explica que o grupo desde sua formação optou por valorizar a arte em praças abertas, dando oportunidade para que todos possam apreciar a modalidade cultural. “Estou com o grupo há vinte anos, sempre nos preocupamos em atuar em espaços abertos, praças e vilas, levando a arte até as pessoas da forma mais espontânea possível”, declarou.

As passagens musicais, o parto (de vários filhos) da Condessa Ilse e o suicídio do soldado Spizzi, arrancaram suspiros, aplausos e risos da platéia. Os trechos musicais foram muito apreciados pelo público. A trupe trouxe um repertório com várias e canções italianas como “Ciao Amore”, “Bella Ciao” dentre outras.

Ficha Técnica

Elenco

Antonio Edson - Cromo

Arildo de Barros - Conde

Beto Franco - Duccio Doccia / Anjo 101

Eduardo Moreira - Cotrone

Inês Peixoto - Condessa Ilse

Júlio Maciel – Spizzi / Soldado

Luiz Rocha (ator convidado) - Quaquèo

Lydia Del Picchia - Mara-Mara

Paulo André - Batalha

Regina Souza (atriz convidada) – Diamante / Madalena

Simone Ordones - A Sgriccia

Teuda Bara - Sonâmbula

EQUIPE DE CRIAÇÃO

Direção: Gabriel Villela

Texto: Luigi Pirandello

Tradução: Beti Rabetti

Dramaturgia: Eduardo Moreira e Gabriel Villela

Assistência de direção: Ivan Andrade e Marcelo Cordeiro

Assistência e Planejamento de ensaios: Lydia Del Picchia

Antropologia da Voz, direção e análise do texto: Francesca Della Monica

Direção, arranjos, composição e preparação musical: Ernani Maletta

Preparação vocal e texto: Babaya

Iluminação: Chico Pelúcio e Wladimir Medeiros (Secom Palmas)