A Lamira Artes Cênicas celebra 15 anos de história e lança, no próximo 17 de dezembro, às 19h, seu livro comemorativo dentro da programação da Roda Literária da Fundação Cultural de Palmas. O evento contará com sessão de autógrafos, bate-papo com integrantes da companhia, apresentação artística e acessibilidade em Libras.
Reconhecida por sua pesquisa de linguagem que une dança, teatro físico, dramaturgia e imagem, a Lamira se consolidou como uma das companhias mais atuantes da região Norte, com circulação nacional e internacional, formação de público e projetos sociais e educativos. Ao longo de sua trajetória, a companhia transformou vidas, fomentou a criação cênica no Tocantins e construiu um legado que agora se materializa nesta publicação.
Um livro que nasce da memória e do movimento
O livro dos 15 anos da Lamira surge de uma travessia afetiva e documental. A obra reúne arquivos, fotografias, cadernos de criação, depoimentos, cenas, fragmentos e encontros que revelam as camadas dessa trajetória construída com o corpo, a arte e o tempo.
Mais do que registrar, o livro reativa uma memória viva — escutando vozes que fizeram parte dessa história, revisitando processos criativos e refletindo sobre o impacto da arte em movimento no cenário cultural da cidade e do Estado.
É um livro que nasce da partilha e da continuidade, porque lembrar também é seguir criando. O texto e a organização da publicação são de Henrique Rochelle, com produção de Carolina Galgane, reunindo olhares sensíveis que contribuíram para a construção desse registro coletivo.
Foto: Divulgação LamiraApresentação artística no lançamento
Como parte da programação da Roda Literária, a noite de lançamento contará com a apresentação de uma obra da Lamira, permitindo ao público vivenciar, ao vivo, o trabalho artístico que inspira e fundamenta o livro. A performance integra a celebração e reafirma a natureza viva, sensível e coletiva da companhia.
Toda a programação contará com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade e o acesso do público surdo ao evento.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, com recursos do Ministério da Cultura operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Este projeto também é fomentado pelo programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 - Grupos e coletivos artísticos. Projeto Lamira Viva!
O evento conta com apoio institucional da Pró-Reitoria, e o patrocínio da PNABTO, Funarte e Ministério da Cultura, reafirmando a relevância cultural da ação e o compromisso da Lamira com iniciativas de impacto social e de formação artística.


