Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O cultivo de hortaliças em período chuvoso será tema de palestras e debate nesta terça-feira, dia 23, no Dia Técnico da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado (Seagro). O evento será realizado das 8h às 12 horas, no auditório da Secretaria, e são esperados cerca de 100 produtores de Palmas e região.

O objetivo é tratar a respeito do plantio de hortaliças durante o período de chuva, época em que há muitas perdas no cultivo devido à maior incidência de fungos, bactérias e pragas. “A alta umidade associada ao forte calor favorecem o aparecimento de doenças e a nossa intenção é orientar os produtores sobre as alternativas de produção, incentivando o cultivo sem o uso descontrolado de agrotóxicos no combate das pragas”, explica o engenheiro agrônomo da Seagro, Anderson Pereira.

De acordo com o engenheiro agrônomo, os cuidados no cultivo das espécies da olericultura devem ser maiores, pois são plantas mais sensíveis e suscetíveis à moléstias. “Vamos mostrar o uso do cultivo protegido com cobertura plástica, estufas, túneis altos e baixos como proteção, além disso, apresentar variedades que são mais resistentes e adaptadas ao nosso clima. Isso tudo para evitar perdas, contribuindo assim para reduzir custo de produção, o que também pode refletir no preço final de mercado e na qualidade dos produtos durante o período chuvoso”, informa Anderson.

Na programação do Dia Técnico estão previstas palestras com o engenheiro agrônomo e secretário de Agricultura do município de Palmas, Roberto Sahium, com o Doutor e professor em Olericultura do curso de Agronomia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ildon Rodrigues do Nascimento, e também do produtor de hortaliças em sistema hidropônico do Distrito de Taquaruçu, Adilson Maturana.

Programação

8h – Inscrições e Abertura

9h – Palestra: Produção de Hortaliças no Período Chuvoso

9h40 – Palestra: Produção de hortaliças em ambiente protegido

10h40 – Palestra: Produção de hortaliças em sistema hidropônico

11h20 – Debate

12h – Encerramento (Ascom Seagro)