Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Na próxima quinta-feira (25) as comunidades quilombola Manoel João e Curralinho, que pertencem à jurisdição do município de Porto Nacional, vão receber juntamente com as atividades da Defensoria Pública Quilombola, o Projeto Conhecer Direito, idealizado pela Adpeto e executado em parceria com a Defensoria Pública do Tocantins e Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep).

Conhecer Direito é uma ação cultural que objetiva levar Educação em Direitos para crianças, adolescentes e comunidades quilombola do Tocantins, de maneira lúdica e divertida, em linguagem teatral. A ação contribui para a disseminação dos direitos dos cidadãos e ressalta o papel da Defensoria Pública para assegurá-los. O projeto faz parte da Campanha Nacional da Anadep, cujo objetivo é valorizar o trabalho do defensor público.

As atividades culturais acontecerão durante os atendimentos do Projeto Defensoria Quilombola, que foi idealizado pelo Núcleo de Ações Coletivas da Defensoria Pública – NAC, e pelo Núcleo da Defensoria Pública Agrária – DPAagra, com o objetivo de tutelar os direitos de todas as Comunidades tradicionais de origem Quilombola no âmbito do Estado do Tocantins. O objetivo deste projeto é garantir os direitos deste nicho da sociedade, adotando instrumentos extrajudiciais e judiciais imprescindíveis à dignidade da pessoa humana.

Espetáculo

O espetáculo foi criado pela equipe do Grupo de Teatro Um Dois, em uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Educação, Interação e Apoio (Ideia). 

A dinâmica deste trabalho consiste na realização de um mini espetáculo adaptado da história infantil Os Saltimbancos, que apresenta diversos problemas enfrentados pelos personagens e a maneira criativa que estes encontram para solucioná-los. As situações vividas na história contada se assemelham às enfrentadas diariamente pelas pessoas, como a falta de transporte público, falta de acesso à comunidade, má qualidade da saúde pública, maus tratos, trabalho escravo, entre outros. 

“As questões levantadas pelos personagens da peça teatral são muito parecidas com as histórias vividas pelos nossos assistidos, por isso achamos que é uma excelente maneira de apresentar à sociedade o trabalho do Defensor Público e o que a Defensoria Pública pode fazer pela garantia dos direitos das pessoas”, conclui Fabio monteiro dos Santos, presidente da Adpeto.

Programação

25/09 - Comunidades Curralinho do Pontal e Manoel João - Brejinho de Nazaré - Jurisdição de Porto Nacional

8h30 - Chegada à Comunidade (Adaptação de espaços e organização de estrutura da apresentação)

10h - Abertura com a presentação do teatro do Projeto Conhecer Direito

10h40 - Apresentação e interatividade dos Defensores Públicos presentes com os personagens do teatro

11h - Perguntas da Comunidade aos defensores públicos

12h - Almoço

14h - Apresentação dos parceiros e atendimentos individuais (Ascom Adepto)