Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Antonio Gonçalves

Buscar alternativas e fazer uso das variedades corretas são uma das várias formas de produzir hortaliças no período mais crítico do ano, em que a grande quantidade de chuvas e umidade em excesso se torna uma barreira e cria dificuldade para o desenvolvimento de certas variedades de cultivares. A chuva afeta a qualidade dos produtos ocasionando alto custo para o desenvolvimento da atividade, uma vez que para manter o padrão de qualidade o horticultor precisa investir em tecnologia. 

Esta foi à tona da palestra ministrada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), Roberto Sahium, durante a programação do Dia Técnico do “Cultivo de Hortaliças no Período Chuvoso”. O evento é para estimular os produtores para que eles produzam cada vez mais em folhosas o consumo é crescente principalmente com a chegada de muita gente de fora,  e isto, segundo o secretário, está favorecendo  o horticultor a produzir de forma sustentável e proporcionando ao consumidor um alimento saudável. 

“É isso que estamos fazendo hoje, a divulgação desta metodologia de produção para assegurar ao produtor uma lucratividade e ao consumidor um alimento seguro”, reiterou Sahium. 

Ainda segundo o secretário, o plantio no período chuvoso sofre com um ataque vigoroso das pragas e doenças em função do aumento da temperatura e umidade ao mesmo tempo, comprometendo a qualidade principalmente das espécies folhosas e até mesmo do tomate. Portanto, hoje já existem conhecimentos e tecnologias disponíveis para que o produtor possa estar driblando este período chuvoso. “Então este seminário é para discutir tudo isso e passar informações para nossos produtores”, concluiu.

O Dia Técnico do Cultivo de Hortaliças no Período Chuvoso está sendo realizado pela Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Seder, Embrapa, Universidade Federal do Tocantins  que apresentaram também temas como: a “Produção de Hortaliças em protegido” e “Sistema de Hortaliças em Sistema Hidropônico”. (Secom Palmas)