A Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) vem realizando um trabalho de captura de animais silvestres durante o combate às queimadas na Capital. A maioria dos animais estão sendo localizados na área urbana da Capital ao fugir do seu habitat em busca de comida e proteção.
Na manhã desta terça-feira, 23, a GMP capturou na rodovia TO-348, sentido Paraíso, um filhote de lobo-guará de aproximadamente três meses de idade.
Em outras ocorrências foram capturados uma coruja urutau, que estava com uma das asas quebradas, na quadra 405 Norte, dentro do pátio da Escola Municipal Beatriz Rodrigues Monteiro. Também foi encontrado um tatu na quadra 403 Norte.
Também foram capturadas, na Faculdade Objetivo e na Rodovia TO-050 (na empresa Atual Cargas), duas cobras jiboias, sendo que uma delas tinha aproximadamente dois metros de comprimento.
De acordo com Gerente Ambiental da GMP, Heleno de Freitas, as ocorrências de animais feridos neste período de queimadas são constantes. “As duas cobras foram soltas na área de preservação ambiental do Parque do Lajeado e o tatu no Parque Cesamar”, disse.
Ainda de acordo com Freitas, os animais feridos foram encaminhados para o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). (Secom Palmas)