Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Paulo Mourão em Xambiá Paulo Mourão em Xambiá

O candidato a Deputado Estadual pela Coligação Frente Popular por uma Alternativa de Mudança, Paulo Mourão (PT) visitou no final de semana os municípios de Xambioá, Barrolândia, Cristalândia e Lagoa da Confusão, acompanhando a agenda do candidato a Governador pela coligação a Experiência faz a Mudança, Marcelo Miranda (PMDB) e sua comitiva. Nas quatro cidades um grande público compareceu às caminhadas ou carreatas que terminaram em reuniões ou comícios.

Na sexta-feira, dia 19, à noite, em Xambioá, após uma grande caminhada e durante o comício para centenas de pessoas na avenida Beira Rio, Paulo Mourão fez um discurso duro condenando a forma de fazer política dos candidatos do atual governo. Ele também ironizou a atual prefeita local que teria dito que poucas pessoas compareceriam ao comício de Marcelo Miranda, quando o que se viu foi uma avenida lotada de pessoas para receber a comitiva do candidato a Governador do Tocantins e ouvir suas propostas.

 “O humor da sociedade tocantinense nesses últimos dias, Governador, é essa demonstração nas praças, nas ruas. Ninguém mais admite nessas eleições essas calúnias, mentiras, quererem destratar líderes como o senhor, governador Marcelo Miranda. Poucos homens neste estado tem a credibilidade que o senhor tem, poucos homens tem o desejo, a vontade de servir o seu povo como o senhor tem e já demonstrou. E agora vem a turma do ex-governador que renunciou, a turma da malandragem do filho do ex-governador que renunciou e o do atual governador querer imputar ao senhor calúnias, mas a resposta está nas ruas, é o trepidar das pisadas, é o entrelaçar dos corações, é o sentimento da juventude e de toda a população dizendo é 15, e vamos juntos vencer estas eleições”, voltou a discursar em Barrolândia, na manhã de sábado, dia 20.

Cristalândia

No sábado à tarde, uma grande carreata percorreu as ruas de Cristalândia chamando a atenção dos moradores que saíram às ruas para prestigiar a comitiva do candidato a governador Marcelo Miranda. Após a carreata, houve minicomício para um grande público no centro da cidade. Paulo Mourão começou fazendo um discurso saudosista, relembrando sua infância e adolescência pelas ruas de Cristalândia, cidade onde nasceu e onde seu pai, Celso Mourão teve uma vida política atuante no município. Lembrou das emendas orçamentárias que levou para o município em seus quatro mandatos de Deputado Federal que resultaram em ruas asfaltadas, praças de lazer,  quadras de esportes, reformas de hospitais. “Trabalhei por minha cidade com amor, mas não fiz mais que a minha obrigação, e vou trabalhar muito mais pela minha Cristalândia”, declarou.

Paulo Mourão demonstrou preocupação com a economia local e com a falta de apoio aos trabalhadores dos assentamentos rurais da região. “Os assentamentos estão precisando de máquinas agrícolas, assistência técnica, implementos e do Luz para Todos”, enumerou. Ele também voltou a falar dos índices da evasão escolar. “Governador Marcelo Miranda, aqui em Cristalândia 70% dos jovens, de 18 a 24 anos, estão fora da escola. O que podemos esperar de um estado que abandona a juventude? O estado precisa se responsabilizar e ser o promotor da juventude e das nossas crianças” destacou e já solicitando a Marcelo Miranda a instalação de um polo da Unitins no município.  Finalizando seu discurso, Paulo Mourão voltou a criticar a velha política dos adversários. “Já não se admite factoides. Atacar um homem de bem como o o governador Marcelo Miranda, a maior liderança do povo tocantinense” discursou sob aplausos do público.

Lagoa da Confusão

Já era noite de sábado quando a comitiva do candidato a Governador Miranda chegou à Lagoa da Confusão, sendo recebida por uma grande e barulhenta carreata que percorreu as principais ruas da cidade recebendo o apoio da população. Em seguida um grande comício foi realizado no palco montado em frente a agência do Banco do Brasil, reunindo centenas de pessoas. Em Lagoa da Confusão, Paulo Mourão destacou a relação próxima com o município, onde vivem muitas pessoas da sua família, as obras através de emendas que levou para atender aquela população como asfalto, escolas, e hospitais. “Não fiz mais que minha obrigação de trabalhar pela Lagoa da Confusão”, discursou.

 Ele destacou a falta de benefícios que o município enfrenta como falta de água potável, uma pobreza latente, contrastando com uma região rica em produção de soja, algodão e arroz, sendo um dos maiores produtores de arroz irrigado do país. “Estamos aqui assumindo um compromisso de trabalho com a população de Lagoa da Confusão. Aqui 78% dos jovens, entre 18 e 24 anos, não frequentam a escola. O que podemos esperar de um estado que não protege a sua juventude e sua intelectualidade”, questionou.  Ao encerrar seu discurso, Paulo Mourão fez questão de pedir à população para que vote apenas em deputados estaduais que apoiam Marcelo Miranda.