Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), realizará na próxima terça-feira, dia 30, um Dia Técnico de Fruticultura, no Centro Operacional do Perímetro Irrigado do Projeto Manuel Alves, na cidade de Dianópolis, a 320 km de Palmas. O evento está marcado para começar às 8h, e irá tratar da potencialidade, manejo, prevenção e combate a doenças na fruticultura. São esperados  produtores do Manuel Alves e região, com a intenção de capacitá-los para o manejo e produção integrada das frutas com a banana, incentivando uma maior produtividade e também orientando no manejo do sistema de irrigação.

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, Anderson Pereira, a potencialidade para o cultivo de frutas no Tocantins é muito boa porque o estado oferece clima e solo propícios. “Temos condições de solo e clima favoráveis ao cultivo de frutíferas e, além disso, temos a oportunidade de aumentar ainda mais a produção por meio do cultivo irrigado. As variedades como o maracujá, a manga, as frutas cítricas entre outros, já estão sendo cultivadas no Projeto Manuel Alves. Isso incentiva os produtores na diversificação da produção e faz com que o Estado saia da dependência da produção de outros estados.”, informou.

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/TO) – 1ª safra, realizado neste mês de setembro, dentre os principais produtos cultivados no Tocantins, algumas variedades da fruticultura são relacionadas. O abacaxi está entre um dos frutos mais produzidos no Tocantins. A previsão para o ano civil de 2014 no Tocantins, segundo o LSPA, é a produção de mais de 15 mil toneladas de abacaxi irrigado e sequeiro colhidos numa área de 772 hectares com expectativa de aproximadamente 20 mil kg de frutos por hectare. Outro fruto apresentado no Levantamento é a banana com estimativa de produção de 26.695 toneladas com colheita numa área de mais de três mil hectares e rendimento de 8.308 por hectare plantado.

Programação

8h – Inscrições e abertura

9h – Palestra: Potencialidades do perímetro irrigado Manuel Alves – Delmácio Antunes coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural – Fahma

9h40 – Palestra: Produção integrada de banana e manejo integrado de pragas – Dr. Aristóteles Pires de Matos – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/ Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura (Embrapa/CNPMF) 

11h – Palestra: Manejo de irrigação em bananais – Msc. Antônio Humberto Simão – Superintendência Federal da Agricultura (Mapa/ SFA/TO)

14h – Palestra: Manejo integrado de doenças e nutrição de bananeira - Dr. Zilton José Maciel Cordeiro – Embrapa

16h – Visita técnica ao Projeto Manuel Alves  (Ascom/Seagro)