Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Militares do Corpo de Bombeiros estão recebendo treinamento em Salvamento em Elevadores nesta quinta-feira, 25, em Palmas-TO. O objetivo é familiarizar os bombeiros com o equipamento e os protocolos de salvamento para este tipo de ocorrência.

Em casos de pessoas presas em elevadores é comum que a assistência técnica do equipamento seja acionada, porém, há situações em que os bombeiros são chamados para prestar o socorro. “É importante ter a noção do funcionamento da máquina e saber atuar, dar a primeira resposta, de modo a retirar a vítima. Sem ocasionar risco para a vítima e também para o bombeiro”, explica o 2° Tenente Benvindo Filho, que junto com outros 30 bombeiros participam do treinamento.

 “Estamos orientando os bombeiros a respeito da funcionalidade básica do equipamento, para eles entenderem a lógica do equipamento para terem como analisar como vão proceder na hora do resgate. Depois, passo para eles alguns procedimentos para garantir a segurança deles e dos usuários”, diz o instrutor da empresa Atlas Schindler, Cristhian Beltrame, que veio de Goiânia para realizar o treinamento.  

Ainda, durante o treinamento foi realizado o simulado de um resgate. Nestas situações, alguns procedimentos devem ser observados antes de retirar a pessoa do elevador. Por exemplo, deve-se desligar a parte elétrica para evitar choques; verificar o sistema de freio do elevador para não ter movimentação involuntária da cabine na hora do resgate, realizar a movimentação manual do elevador e a abertura manual das portas para retirar a pessoa que está presa.

Embora ocorrências desse tipo não sejam comuns para os bombeiros, a verticalização crescente da cidade aumenta o número de elevadores, elevando o risco de que situações de emergência aconteçam.  

Orientação para os usuários

Para evitar situações de risco em elevadores, Beltrame dá algumas orientações aos usuários. “A gente aconselha o usuário a não exceder a capacidade máxima do equipamento; não utilizar o equipamento se tiver aviso de que está em manutenção. Ter alguns cuidados com relação ao bom uso do equipamento, como não forçar as portas, não escorar a porta do elevador com carrinho de compra. E se ficar preso, não tentar sair do elevador sozinho”. (Ascom Bombeiros)