Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Antonio Gonçalves

Na quarta-feira, 24, mais de 900 pedidos de exames de Prevenção ao Câncer do Colo Uterino e 204 pedidos de mamografia é o resultado da 2ª Etapa do mutirão da Saúde da Mulher promovido pela Secretaria Municipal de Saúde nas Unidades de Saúde da Família da Capital.

A realização de um dia dedicado especialmente ao atendimento da mulher tem como finalidade promover a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças como o Câncer do Colo Uterino e o Câncer de Mama. As ações antecedem o Outubro Rosa, mês em que mundialmente se foca no alerta contra essas doenças.

O diretor da Atenção Básica, Alessandro Pantoja, explica que oferta desses exames está disponível diariamente na rotina de atendimento da rede municipal de saúde, entretanto a promoção de um dia especial de atendimento soma outras atividades educativas e preventivas e ajuda a chamar atenção para as questões relativas à saúde da mulher. “Além de prevenir, queremos fazer o rastreamento dessas doenças, e assim chegarmos ao diagnóstico precoce”, disse.

O diretor explica ainda que é fundamental que todas as mulheres dos 45 aos 69 anos façam a mamografia, e que as que tenham a partir dos 25 anos realizem o PCCU.

No mutirão foram oferecidos ao público exames de PCCU – Prevenção de Câncer de Color Uterino, conhecido também como Papanicolau, e exames clínicos de mamas, testes rápidos de HIV e Sífilis, encaminhamentos para realização mamografia preventiva para mulheres acima de 45 anos, avaliação antropométrica com a Nutricionista e também atendimento odontológico.

​As próximas ações específicas de atendimento à mulher serão realizadas nos dias 15 e 30 de outubro e 12 de novembro.

Números

Nesta quarta-feira foram realizadas 921 coletas de PCCU´s e 204 pedidos de mamografia. Somando à primeira etapa do mutirão já são 1569 coletas de PCCU´s e 297 solicitações de mamografia. O resultado dos exames devem ser divulgados em até 30 dias, já as mamografias são realizadas através de agendamento com especialistas que atendem a rede municipal. (Secom Palmas)