Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

Após a criação do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Araguaína, no mês de julho, para ampliar o atendimento à população tocantinense, o Governo do Estado firmou parceria com o município de Colinas do Tocantins, onde vai ser implantada uma nova unidade. Além de atender os moradores de Colinas, a unidade – que é ligada ao 2º Batalhão – vai atender aos municípios da região.

O acordo tem vigência até o dia 31 de dezembro de 2016 e o município de Colinas será responsável pela concessão do espaço onde funcionará a unidade. O Estado já adquiriu os equipamentos que serão utilizados e a expectativa é que nas próximas semanas comecem as atividades, conforme explica o coronel do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros, Yury Tenório. “Os soldados já foram formados e estão se especializando e, em breve, alguns serão deslocado para Colinas”, destacou.  

O prefeito do município, José Santana Neto, ressaltou que já está disponível uma estrutura provisória, onde funcionará a unidade. “Com a assinatura do termo de parceria já disponibilizamos um espaço provisório, que está sendo estruturado, e estamos entrando em um processo para cessão do prédio definitivo. Acredito que em até 45 dias a unidade já vai poder funcionar no prédio definitivo”, explicou.

Benefícios 

O coronel Yury Tenório também destacou a importância da chegada da unidade para a região norte do Estado. “Essa unidade é muito importante. Representa a chegada de mais segurança para população. Atuando mais próximo, temos a vantagens de realizar um salvamento imediato, combater um incêndio antes que ele tome grandes proporções”, destacou.

Segundo Santana, existem algumas demandas em Colinas e presença dos bombeiros vai trazer mais segurança à população. “Temos aqui um terminal de carga e descarga da Ferrovia Norte-Sul, onde os trabalhadores atuam junto com cargas de toneladas e temos também alguns rios por aqui. Os bombeiros vão poder atuar garantindo mais segurança nesses ambientes”, ressaltou.

Investimentos  

O governo do Estado tem feito importantes investimentos, que refletem diretamente nos serviços do Corpo de Bombeiros do Tocantins. Em junho deste ano foram entregues R$ 27 milhões em equipamentos à corporação. Outra iniciativa importante foi a realização de concurso público, que resultou na formação de 97 novos soldados no início deste mês. Já como forma de estender o atendimento na região norte do Estado, em julho deste ano foi criado o 2° Batalhão de Bombeiro Militar do Estado, com sede em Araguaína. (ATN)