Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Foto: Imagem ilustrativa/da web

A prevenção do câncer de mama é o foco da campanha Outubro Rosa, aderida internacionalmente por empresas e pessoas. Simbolizada pelo laço cor de rosa, a campanha ganha proporções maiores a cada ano que passa. No Sesc, diversas ações serão realizadas para conscientização dos colaboradores e do público e começam nesta terça-feira, 30 de setembro, no Centro de Atividades às 14h.

No lançamento da campanha, o enfermeiro e facilitador Eriko Marvão vai ministrar uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer.  Além do Outubro Rosa, a campanha organizada pelo Departamento Nacional do Sesc já adianta as conversas para o Novembro Azul, que se remete à prevenção do câncer de próstata.

Perfil

Marvão é enfermeiro e atua em unidades de saúde desde 1998. Professor, palestrante e facilitador de cursos técnicos, de aperfeiçoamento, graduações, pós-graduações e capacitações desde 1988, é ainda tutor e preceptor de residências, estágios e cursos desde 2004. Especialista em docência, educação permanente, administração e planejamento para docentes, enfermagem do trabalho faz mestrado em Ciências da Saúde. Atuou em Sipats de várias empresas como Coca-Cola, Gerdal, Leinertex, Tety Caminhões, Enel Engenharia, Mateus Supermercados, MV Construtora entre outras.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. (Ascom Sesc)