Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Júnior

O programa, que vai atender os 139 municípios do Estado, já concluiu as obras em 37 cidades e outras 47 já estão com as atividades em andamento. As obras do Pró-Município começaram a ser executadas em abril deste ano no município de Colinas do Tocantins, onde foram recuperados mais de 300 mil m² de malha asfáltica das ruas e avenidas da cidade. Em execução, o programa já gerou mais de 3 mil empregos diretos e indiretos e conta com um investimento em torno de R$ 140 milhões, com financiamento do Banco do Brasil.

O programa começou atendendo aos municípios maiores e, em sua segunda fase, está chegando em todo o Estado, como explica o secretário executivo da Infraestrutura e presidente da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), Murilo Coury. “O Estado, vendo a necessidade de atender à população, está trabalhando em parceria com os municípios e levando o recapeamento para todas as cidades”, disse.

Por se tratarem de parcerias, em Araguaína as obras estão sendo desenvolvidas de forma diferenciada dos demais municípios.  “O prefeito [Ronaldo Dimas] optou por receber o dinheiro e executar o serviço. Em todos os municípios as obras são realizadas onde o prefeito aponta as maiores necessidades, por isso é possível também esse tipo de parceria”, ressaltou.

Beneficiados 

Os maiores beneficiados com as obras do programa são os moradores dos 139 municípios tocantinenses. O caminhoneiro Raimundo Alves da Silva é morador de Aparecida do Rio Negro. Ele conta que a cidade está com uma cara nova. “Eu estou muito feliz, satisfeito com as obras. Não tinha mais asfalto. Essa rua [Avenida Palmas] eu evitava passar por ela e agora já está toda diferente”, apontou.

O também morador de Aparecida do Rio Negro, Diomar Gomes Barros além de elogiar as obras do Pró-Município em sua cidade destacou que essa é uma iniciativa pioneira.  “O trabalho está sendo bem feito, são obras que vão ficar na história do município. Antes, a cidade estava cheia de buraco e hoje está sendo recapeada e a cidade está ficando muito bonita”, destacou.

Em Novo Acordo, o aposentado João Batista Figueira Rocha reforçou a importância do trabalho do Estado em parceria com os municípios. “Esse trabalho nos municípios é muito bom, eles precisam desse apoio. Hoje a gente já tem um novo visual da cidade. A sociedade toda está recebendo essas obras com muito respeito”, ressaltou. 

Obras concluídas

Os municípios onde as obras do programa já foram concluídas são: Tocantínia, Ponte Alta do Tocantins, Silvanópolis, Fátima, Goiatins,  Xambioá, Nova Olinda, Riachinho, Bandeirantes, Babaçulândia, Augustinópolis, Angico, Colinas do Tocantins, Colméia, Rio Sono, Pequizeiro, Gurupi, Formoso do Araguaia, Peixe, Alvorada, Dueré, Figueirópolis, Sandolândia, São Valério da Natividade, Palmeirópolis, Arraias, Natividade, Ponte Alta do Bom Jesus, Almas, Conceição do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Miranorte, Lagoa da Confusão, Pium, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima e Abreulândia. (ATN)