Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Carla Morena

Nesta segunda-feira, 29, reeducandos da Casa de Prisão Provisória de Palmas foram certificados após cursarem 200 horas/aula do Curso Profissional de Elétrica, ministrado pelo Senai, em parceria com a Secretaria de Defesa Social (Seds), o Departamento Penitenciário Nacional e o Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

As aulas ocorreram entre os meses de abril a junho deste ano, dentro da Unidade, e contaram com a participação de 14 alunos. Cada um deles recebeu bolsa auxílio no valor de R$ 400. “Ao deixarem a Unidade Prisional, esses reeducandos saem prontos para entrar no mercado de trabalho como técnicos eletricistas, certificados pelo Senai. Eles merecem felicitações, por terem vencido suas dificuldades pessoais e estarem aqui hoje recebendo esse certificado”, destacou Josiel Araújo, instrutor do curso de Elétrica.

O coordenador de Atenção ao Preso e ao Egresso, da Seds, Bionor Vaz parabenizou os reeducandos e anunciou que um novo curso profissionalizante será iniciado em outubro, na Unidade. “Essa entrega de certificados hoje é um grande avanço em suas vidas. Teremos no mês que vem duas novas turmas do curso de mecânica de motos, que é uma área de ótima atuação no mercado de trabalho, e para isso dar certo precisamos de vocês, que queiram participar e que difundam essa oportunidade junto aos demais reeducandos que ainda não se profissionalizaram”, afirmou.

Após a entrega dos certificados, o reeducando O.F.S.N., que cumpre pena há mais de três anos, falou sobre o significado da conclusão dessa etapa em sua vida. “Muita gente pode não acreditar em ressocialização, mas esses cursos a que estamos tendo acesso são os meios para um novo caminho para nossas vidas fora daqui. Nesses anos em que estou cumprindo minha pena, estou aproveitando todas as oportunidades para me preparar para o mundo lá fora, para quando eu sair daqui, e sei que os meus colegas que recebem esse certificado hoje se sentem da mesma forma”, declarou.

O diretor do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins, Gilciedson Tavares, representou e falou em nome do secretário de Defesa Social, Nilomar dos Santos Farias, no evento, incentivando os reeducandos a perseverarem no caminho da recuperação. “Gosto de lembrar sempre do caso de um reeducando que dentro dessa Unidade Prisional se transformou num cidadão exemplo, que se profissionalizou aqui, assim como vocês, e acabou indo trabalhar no Ministério do Esporte, através do programa Pintando a Liberdade, levando seu exemplo a outros reeducandos. Portanto, nós fechamos parcerias e oferecemos a vocês essas oportunidades, mas a ressocialização efetiva só ocorre partindo da vontade de vocês em mudar. E hoje vocês colhem os frutos dessa mudança”, explicou.

Novos cursos

No dia 6 de outubro, o novo curso de Mecânica de Motocicletas, do Senai, será iniciado na CPP de Palmas, com carga horária de 300 horas/aula e bolsa auxílio no valor de R$ 600 para cada aprendiz. As inscrições encontram-se abertas aos reeducandos na Unidade. 

Ainda, no próximo mês, as reeducandas da Unidade Prisional Feminina de Palmas participam dos cursos de salgadeiro e pizzaiolo, ofertados pelo SENAI, por meio da sua Unidade Móvel, que permanecerá, durante o curso, no setor Bela Vista, em Taquaralto. (Ascom Seds)