Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Iluminação noturna da universidade Iluminação noturna da universidade

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Palmas, vem sendo alvo de diversas reclamações por falta de segurança, monitoramento e iluminação durante a noite. Em decorrência da escassez de assistência adequada aos alunos noturnos, aconteceu na noite da última quarta-feira, 1° de outubro, na instituição, a prática de atentado ao pudor contra uma estudante de jornalismo. Segundo a vítima, ela estava na biblioteca da universidade, quando um aluno que se encontrava sentado ao seu lado, começou a se masturbar olhando em direção da mesma.

“Estava no computador quando percebi que alguém me olhava. A princípio ignorei, só que teve uma hora que ele olhou para a minha tela (do computador), e ai olhei pra ele, e quando olhei, percebi que ele estava com o pênis de fora se masturbando”, afirmou a estudante de jornalismo  da UFT.

De acordo com a estudante, no momento em que percebeu o ato, muito nervosa, começou a chorar sem muitas reações. O indivíduo acusado, segundo a vítima, saiu rapidamente da biblioteca, momento em que ela pediu ajuda aos funcionários auxiliares que informaram não ter sido a primeira vez que a mesma situação acontece.

Após conversas e averiguações, e por falta de provas devido à ausência de equipamentos de filmagens na biblioteca, a aluna não pôde fazer muito. “Não assinei nenhum documento oficial, mas será realizado um documento que será encaminhado para a diretoria. Por não ter provas concretas, tenho medo de acusá-lo e ser uma coisa ruim pra mim”, afirmou ainda abalada a estudante.

Segundo informações dos próprios funcionários da UFT, outras duas alunas sofreram atentado ao pudor na biblioteca da universidade. “Acho um absurdo um lugar tão frequentado, fechado, que qualquer pessoa pode fazer um absurdo, não ter câmeras”, acrescentou a estudante de jornalismo.

O professor de filosofia, Wolfgang Teske, acompanhou o caso e afirmou em entrevista ao Conexão Tocantins, que o rapaz deve ser punido pelo que cometeu. “É um absurdo, esse cara tem que ser punido. Isso é inadmissível dentro de uma Universidade”, afirmou.

Iluminação

Outro fator, e não menos importante, é a iluminação da universidade no período da noite. Segundo os estudantes, a escuridão toma conta dos corredores da UFT, o que possibilita acontecimentos como o exposto acima e vandalismos. Ainda segundo informação de estudantes, no horário de intervalo algumas alunas nem saem para lanchar, por medo do que possa acontecer devido à escuridão.

UFT

A Universidade Federal do Tocantins esclareceu ao Conexão Tocantins que quanto ao caso citado, foi aberto um processo interno para averiguação do fato ocorrido e que, por enquanto, foi reforçada a segurança no Câmpus de Palmas.

Quanto à vigilância e monitoramento eletrônico, a UFT informou que já se encontra em andamento processo licitatório para contratação de empresa especializada na área.

De acordo com a universidade, quanto à iluminação pública nos postes, a Prefeitura Universitária já está com processo de execução do Plano Integrado de Urbanização dos Câmpus da UFT e prevê a instalação de postes mais baixos (cerca de 2,5 metros) nas passarelas entre os blocos - tanto as antigas (que serão reformadas) quanto as que estão em planejamento para serem instaladas, ligando outros blocos - promovendo uma maior e melhor iluminação em todo o câmpus.