Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcelo Horst

Foto: Marcelo Horst

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizou na tarde desta quarta-feira, 8, a inauguração da nova Escola Móvel Automotiva da instituição. A carreta irá percorrer o estado levando cursos de formação profissional aos municípios onde o Senai não tem estrutura física instalada.

A cerimônia de entrega aconteceu em frente à unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) em Palmas e contou com a presença do presidente do Sistema Fieto, Roberto Magno Martins Pires, do vice-governador do Estado do Tocantins, Tom Lyra, além de presidentes de sindicatos industriais, diretores, conselheiros e gerentes do Sistema S e alunos do Sesi e Senai. 

“Levar uma educação profissional excelente a todo o estado é a nossa missão. Este investimento reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento industrial do Tocantins, formando mão de obra qualificada para o mercado e promovendo empregabilidade”, afirma o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e do Conselho Regional do Senai, Roberto Pires.

A escola móvel tem 15 metros de comprimento e capacidade para atender 18 alunos por turno. Ela oferece os cursos de Fundamentos de Eletricidade, Transmissão Mecânica Veículos Leves, Mecânico de Ar Condicionado Automotivo, Eletricista de Automóveis, Controle Dimensional Aplicada à Automotivo, Eletricista de Automóveis, entre outros do segmento automotivo.

Para o diretor regional do Senai Tocantins, Carlos Assis, o lançamento da Escola Móvel representa um grande passo para a educação profissional no Tocantins. “Com a nova escola, podemos expandir o nosso portfólio de serviços, levando os cursos e transformando a vida das pessoas”, conclui. 

Sobre o Senai

O Senai Tocantins possui três unidades fixas em Palmas, Gurupi e Araguaína, além de quatro postos avançados em Colinas, Xambioá, Tocantinópolis e Porto Nacional. A instituição oferece ainda cinco escolas móveis, 35 laboratórios e dezenas de ambientes pedagógicos. Desde 1990, mais de 200 mil alunos passaram pelo Senai.