Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na segunda-feira (13), a primeira etapa do trabalho de isolamento viral para saber o soropositivo circulante no município. O trabalho vai até o dia 09 de novembro, nas Unidades Básicas de Saúde dos setores São José, Vila Nova, Sol Nascente, Waldir Lins e Bela vista.

De acordo com Danyella de Araújo Xavier, responsável administrativa de administrativa dengue, febre amarela, chagas e malária, da Secretaria Municipal de Saúde, o Isolamento Viral é o método mais específico para a determinação do vírus responsável pela infecção. A coleta de amostra deverá ser feita, de preferência, na primeira semana da doença, durante o período de viremia, que em média é de 6 dias. O ideal é coletar o material até o 5º dia do início dos sintomas. A coleta das amostras para essa técnica deverá ser orientada pela vigilância epidemiológica, respeitando-se a capacidade dos laboratórios de referência.

Os moradores de Gurupi que estejam com  suspeita de ter contraído dengue, podem procurar  as  Unidades Básicas de Saúde  para notificarem a suspeita e  ser realizada a coleta da sorologia para o Isolamento Viral.