Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Foto: Imagem ilustrativa/da web

A Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria de Educação e Cultura / Diretoria de Cultura, em parceria com a DB Produções Culturais, lança o edital da 15ª edição do Femupp (Festival de Música Popular de Paraíso do Tocantins). Compositores de diferentes estilos musicais poderão concorrer ao certame com canções inéditas. O prazo para as inscrições é até às 23h59 do dia 27 de outubro, sendo que, selecionados os candidatos, as apresentações serão realizadas nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, na Praça José Torres, Centro de Paraíso.

Esta edição do Femupp, realizada depois de 9 anos de ausência, faz parte do calendário de eventos comemorativos do aniversário de 51 anos de Paraíso. Nesse ano, a novidade será a homenagem ao músico Zaquinha do Acordeom, cujo troféu dado aos candidatos que avançarem para a final do Festival terá seu nome.  A premiação, em dinheiro, será de 5 mil reais ao primeiro colocado, 3 mil reais para o segundo e, ao terceiro, 2 mil.

O festival da música popular de Paraíso do Tocantins, Femupp, realizou sua primeira edição em 1980, através do radialista Renato Gonçalves, diretor artístico e locutor da Rádio Independência do Tocantins, tendo como primeiro ganhador o cantor Braguinha Barroso, da cidade de Tocantinópolis, com a música Queimadas. Já passaram pelo palco do Femupp nomes como Genésio Tocantins, Juraildes da Cruz, Nenê Bragança, Everton dos Andes, Dorivan, Branco Barros, William Cavalcante, Di Ambrósio, Orley Massoli, entre outros. Como um festival de músicas inéditas, o Femupp, além de ser até hoje o maior movimento cultural de Paraíso do Tocantins, foi uma referência tocantinense nos anos 80 e 90.  Esta é a 15º edição.

Link para acessar o edital: https://www.dropbox.com/s/38ob47f0zf4u17j/FEMUPP%20-%20EDITAL%20FESTIVAL%20DE%20M%C3%9ASICA%20DE%20PARA%C3%8DSO.pdf?dl=0 (Ascom Paraíso)