Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O espetáculo “Memórias de um Picadeiro”, da terceira turma do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins, faz sua última apresentação neste sábado, 18, a partir das 20h, na Praça da 103 Sul, em frente à pizzaria Oásis.

Desenvolvido a partir da dramaturgia de Luis Alberto de Abreu e Ermínia Silva, o espetáculo estreou no SESC no último dia 09 e, apesar das dificuldades de produção, num contexto envolvendo um grupo de 20 alunos formandos de um curso noturno que só se encontram nos horários de aula, os espectadores se emocionaram com a história do circo contada por meio das últimas lembranças de um velho palhaço.

Segundo a professora da disciplina de Teatro de Rua e diretora de “Memórias de um Picadeiro”, Daniela Rosante Gomes, ainda haviam alguns problemas de transição e algumas cenas a serem trabalhadas, mas nada que impedisse o sucesso do espetáculo. "Isso não retira o mérito do processo, que além dos alunos da disciplina ainda envolveu outras pessoas, como por exemplo a filha de 10 anos de uma das alunas, que se incorporou ao elenco. Também não há um prejuízo estético, uma vez que o trabalho está em desenvolvimento e só se completa em contato com o público. É um trabalho muito sensível e de muita superação", afirma.

A apresentação no Sesc foi realizada para cerca de 150 espectadores, tendo a bilheteria sido revertida em ação solidária para um artista e também estudante do curso de Teatro em tratamento de saúde. Cada aluno colaborou com R$ 40 para realização da produção e na última terça-feira, 14, o espetáculo estreou na versão com um público aproximado de 130 pessoas.

Peça teatral: Memórias de um Picadeiro

Direção/Assistência: Daniela Rosante, Karina Yamamoto, Kadu Oliviê e Marcela PultriniPreparação Circense: Companhia Os Kaco.

Elenco/Produção: Ana Stella, Andrey Tamarozzi, Átila Gonçalves, Sandra Florzinha, Dayhan Deives, Ednelma Morais, Eliene Lago, Emanuela N., Fabrícia D’Ajuda, Gabriel Stroligo, Geuvar Oliveira, Luciana Andradito, Maria Madalena, Roni Bianchi, Silvany Ramalho, Vanessa Cardoso, Vanessa Lorrane, Vicente Elias. (Ascom UFT)