Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de 100 processos para abertura de Alvará de Funcionamento foram realizados durante a II Semana do Empreendedor Individual “Meu Sonho, Meu Negócio” - Prefeitura de Palmas Sonhando Junto com Você. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), em parceria com o Sebrae, na sede do  Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da  407 Norte, na semana de 13 a 17 deste mês, teve como objetivo facilitar o processo de regularização dos empreendimentos informais, bem como levar informações necessárias para a sua excelente gestão.

Durante a Semana foram abertos 104 processos para emissão de Alvará de Funcionamento, sendo que 89 foram emitidos e entregues aos solicitantes, e 8 ainda estão em processo de regularização, por se tratar de empresas que necessitam de vistorias por parte do órgão competente da Vigilância Sanitária (Visa) do Município. Dos processos abertos apenas 7 foram indeferidos, por não estarem em conformidade com as leis vigentes.

Outro destaque nesse período foi a realização de 89 processos para o pequeno empreendedor que já buscava informações para obter linhas de microcrédito, por meio do Banco do Povo, visando à ampliação de suas pequenas empresas. Outras 206 pessoas procuraram a unidade para realizar consultas, e obter informações, somando 295 atendimentos no total. “O total de atendimentos mostra o interesse do empresário que está na informalidade em regularizar a sua situação, assim como a procura pelo crédito demonstra a preocupação em melhorar a sua produção”, disse a secretária da Sedem, Cleide Brandão.

Período diferenciado

Ainda durante a semana, quem esteve no local pôde participar de palestras voltadas para a formalização das empresas, assim como também foi realizado atendimento às micro e pequenas empresas e consultorias em diversas áreas.

“Durante II Semana do Empreendedor Individual observamos que realmente foi um período diferenciado e efetivo para os Empreendedores da região Norte. Foi uma semana de muito trabalho, mas, com certeza, alcançamos o objetivo proposto com o apoio e envolvimento de todos os parceiros, além de emitir alvarás, levamos informações para quem está pensando em abrir um negócio, e já está procurando fazer a coisa certa”, avaliou a Secretária.