Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Municípios tocantinenses são contemplados com recursos do Ministério da Saúde (MS) para combater a desnutrição infantil. O valor de R$ 1 milhão e 75 mil reais serão distribuídos para 21 municípios do Estado. Esse recurso faz parte da Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil (que foi instituída pelo MS) aos municípios com maior prevalência deste agravo em crianças menores de cinco anos de idade. 

Entre os municípios tocantinenses beneficiados incluem aqueles que possuem Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), medida motivada pelo Plano Nacional de Redução da Mortalidade Indígena, além dos municípios que possuem habitantes cuja desnutrição infantil é superior ou igual a 10% (dez por cento), avaliada pelo indicador déficit ponderal para idade, em crianças menores de cinco anos de idade, de acordo com a avaliação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do município.

Segundo a gerente da área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde, Andressa Cabral, esta é uma estratégia para concretizar o propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), “Melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, ou seja, a agenda visa à estruturação e qualificação de ações para o enfrentamento da desnutrição na Rede de Atenção à Saúde, especialmente no âmbito da Atenção Básica, nas equipes de Estratégia Saúde da Família”, afirma.

De acordo ainda com ela, dados de duas Pesquisas Materno Infantil no Tocantins, realizadas em 1996 e 2003, mostram que a prevalência da desnutrição moderada ou grave, segundo o índice peso para idade, em crianças menores de cinco anos teve uma redução de 10,4% em 1996 para 5,4% em 2003.

Em 2013, conforme o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, o baixo peso para idade nessa faixa etária é de 3,60%.

Os municípios que foram repassados recursos para combater a desnutrição infantil foram: Abreulândia,Axixá do Tocantins,Brejinho de Nazaré, Esperantina, Formoso do Araguaia, Goiatins, Gurupi, Itacajá, Lagoa da Confusão, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Oliveira de Fátima, Pium, Praia Norte, Presidente Kennedy, Sandolândia, Santa Fé do Araguaia, Santa Rosa do Tocantins, Sucupira, Tocantinópolis, Tocantínia.

Brasil

No total, o Ministério da Saúde autorizou, o repasse de R$ 12 milhões de reais para combater a desnutrição infantil nos municípios brasileiros com maior índice de desnutrição infantil, beneficiando 216 municípios de pequeno porte, a maioria situados na região Norte, Nordeste e com menos de 20 mil habitantes, onde mais de 10% das crianças menores de cinco anos estão abaixo do peso ideal para a idade, de acordo com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.

 Esta é a terceira parcela enviada às cidades que aderiram à Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil (ANDI). (Ascom Sesau)